sábado, 17 de março de 2018

Faltando uma semana, 120 mil ainda não fizeram biometria

Jornal Cruzeiro do Sul
Regina Helena Santos
Na reta final do prazo, não é mais possível realizar o agendamento - EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (16/12/2017)

Faltando uma semana para o fim do período de cadastramento biométrico, cerca de 120 mil eleitores sorocabanos - 26% do total de 491.062 -ainda não compareceram aos cartórios eleitorais e às centrais de atendimento nos shoppings. E quem deixou para a última hora não está mais conseguindo a comodidade de ser atendido com horário marcado. No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já não há mais possibilidade de agendamento, para nenhuma data, em nenhum dos postos da cidade. Com isso, resta ao eleitor procurar por estes locais e aguardar para fazer a biometria por ordem de chegada - contando com o fato de que quem agendou será atendido com prioridade. O cadastramento biométrico é obrigatório para todos que votam em Sorocaba. Quem não o fizer até a próxima sexta-feira, dia 23 de março, terá o título de eleitor cancelado. 

Para atender à demanda de eleitores que ainda não compareceram, a Justiça Eleitoral segue em plantão neste final semana - o último antes do prazo final. Os cartórios eleitorais ficarão abertos no sábado (17) e no domingo (18), das 9h às 16h, na praça da Maçonaria, no Mangal (antigo fórum novo). Já os postos nos shoppings Iguatemi Esplanada e Cidade funcionam apenas no sábado (17), das 10h às 18h. E o posto do Poupatempo atende também só neste sábado, em seu horário habitual - das 9h às 13h. 

Com a biometria, os eleitores de Sorocaba usarão a leitura das digitais para ter acesso à urna eletrônica já nas próximas eleições do mês de outubro - quando serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores. Para fazer o cadastramento é necessário apresentar um comprovante de residência atual, de até três meses (em nome próprio ou dos pais) e um documento com foto, que pode ser o RG, carteira de habilitação ou passaporte, por exemplo. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas a orientação é para que, se o eleitor tiver, que leve também. 
 
Após do cadastramento das digitais de todos os dedos das mãos e atualização de dados cadastrais, o novo título é impresso na hora. O recadastramento também permite, ao eleitor, alterar o local de votação, quando necessário, e quitar possíveis pendências com a Justiça Eleitoral. Quem não comparecer terá o título cancelado e, com isso, sofrerá uma série de restrições além de não poder votar nas próximas eleições, como proibição de obter empréstimos, participar de concursos, tirar passaporte, dentre outras sanções.

Na região

Os eleitores de Votorantim, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora também precisam de recadastrar na Justiça Eleitoral até o próximo dia 23. Em Votorantim, segundo o último balanço do TRE, 62.305 dos 90.980 eleitores fizeram a biometria (68,5% do total). Na cidade, o atendimento é feito no cartório eleitoral (rua João Walter, 262, Centro). Salto de Pirapora, de acordo com o TRE, atingiu 71% de seus 31.009 eleitores com o cadastramento. Na cidade, pouco mais de 22 mil eleitores já foram atendidos. Em Araçoiaba da Serra, o índice atingiu 69,3% dos 24.724 eleitores. Quem vota nos dois municípios deve procurar a 294ª zona eleitoral (rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy, em Sorocaba). O posto instalado no shopping Iguatemi Esplanada também atende eleitores dessas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim