sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Votorantim investiga casos suspeitos de febre amarela


Exames coletados aguardam laudo do Instituto Adolfo Lutz; ações de bloqueio são realizadas


 
A Secretaria da Saúde de Votorantim informa que está investigando dois casos suspeitos de febre amarela na cidade, o primeiro de uma criança de um ano, moradora do Altos de Votorantim e o segundo, de um homem de 87 anos, morador do Jardim Tatiana, que morreu no último dia 10. Até o momento, Votorantim não tem nenhum caso confirmado da doença em humanos.
De acordo com a Secretaria, todos os procedimentos estão sendo realizados até que o resultado dos exames seja divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz. Nesta sexta-feira (16) agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram ações de nebulização e bloqueio no entorno da residência do morador do Jardim Tatiana, além de visitas casa a casa para remover e tratar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Em ambos os casos, o atendimento dos pacientes foi realizado em Sorocaba. A criança de um ano deu entrada no final de janeiro em um hospital particular, onde foram coletados os exames. Ainda de acordo com a Secretaria, a criança já teve alta hospitalar. Com relação ao idoso, ele foi atendido na rede pública de Sorocaba, que notificou a suspeita e realizou a coleta dos exames no último dia 9.
 A Secretaria destaca que, tendo em vista o quadro epidemiológico em todo o Estado é importante identificar e investigar quadros suspeitos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Imunização

 O município de Votorantim iniciou as ações de imunização em 12 de janeiro, desde que foi constatada a morte por febre amarela silvestre de um dos macacos encontrados mortos no Parque do Matão. Seguindo os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, as ações se iniciaram no entorno no parque, com vacinação casa a casa, em postos fixos e nas escolas, ampliando-se, desde a última quinta-feira (15) para todas as 15 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
A relação dos locais e o esquema completo da vacinação podem ser encontrados no site da Prefeitura em www.votorantim.sp.gov.br e na página oficial do facebook, em www.facebook.com/prefeituravotorantim.


A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim