sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Votorantim: homem morre com suspeita de febre amarela

Jornal Cruzeiro do Sul

Votorantim tem dois casos suspeitos de febre amarela em humanos que aguardam laudos do Instituto Adolfo Lutz. Os casos envolvem uma criança de um ano, moradora do Altos de Votorantim, e um idoso de 87 anos, morador do Jardim Tatiana. O homem morreu no último dia 10 e a criança passa bem. As informações são da Secretaria da Saúde de Votorantim e foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (16).

Conforme informa a pasta, o atendimento dos pacientes foi realizado em Sorocaba. A criança deu entrada no final de janeiro em um hospital particular da cidade, onde foram coletados os exames. Ainda de acordo com a secretaria, ela já teve alta hospitalar. Já o idoso foi atendido na rede pública de saúde de Sorocaba, que notificou a suspeita e realizou a coleta dos exames no último dia 9. "Todos os procedimentos estão sendo realizados até que o resultado dos exames seja divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz. Nesta sexta-feira (16) agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram ações de nebulização e bloqueio no entorno da residência do morador do Jardim Tatiana, além de visitas casa a casa para remover e tratar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela", diz a Secretaria de Saúde.

A pasta informou ainda que o município iniciou as ações de imunização em 12 de janeiro, desde que foi constatada a morte por febre amarela silvestre de um dos macacos encontrados sem vida no Parque do Matão. Seguindo os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, as ações se iniciaram no entorno no parque, com vacinação casa a casa, em postos fixos e nas escolas, ampliando-se, desde a última quinta-feira (15) para todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Mais cedo, a Prefeitura de Votorantim divulgou informações com relação às mortes de macacos na cidade. Até o momento, 30 animais já foram encontrados mortos, sendo que em cinco deles foi constatada a febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim