sábado, 17 de fevereiro de 2018

Febre Amarela: mais de 40 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença em Itu

Jornal Periscopio

Esquema de vacinação no município vem transcorrendo tranquilamente nos últimos dias/ Foto – Beatriz Pires


Após o pronunciamento da Secretaria de Saúde sobre os dois casos confirmados de febre amarela em Itu, muitas pessoas ficaram apreensivas em relação às reações adversas da vacina. Lúcia Helena Rubira Pacífico, enfermeira responsável pela VIEP (Vigilância Epidemiológica) da Prefeitura de Itu, discursou na Tribuna Livre da 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na última quinta-feira (15) sobre a enfermidade.

Segundo ela, no dia 18 de dezembro de 2017 todos os municípios dos 33 que participam da regional de saúde do Corpo de Vigilância do Estado foram chamados em Sorocaba para promover uma ação de intensificação de vacinação da febre amarela. A ação foi feita porque Itu estava na região onde já tinham acontecido as epizootias – mortes dos primatas –, como Mairinque, Piedade, São Roque, Sorocaba e Votorantim, fazendo com que a Secretaria de Estado promovesse essa ação de intensificação, já que na época era necessário vacinar as pessoas que estavam no corredor ecológico que pertencia a esses municípios. Moradores que residiam e trabalhavam nas áreas do distrito do Pirapitingui, Varejão e Taperinha, por exemplo, tinham que ser vacinadas.

A SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) e Divisão de Imunização do Estado de São Paulo solicitaram a intensificação nas áreas delimitadas por eles, que eram por onde o vírus silvestre da febre amarela estava circulando. Logo no início de janeiro, as ações foram iniciadas, vacinando as pessoas dos bairros Cidade Nova, Vila Martins, Novo Mundo, Portal do Éden e Potiguara.

No dia 5 de fevereiro, os 20 municípios da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Sorocaba foram chamados novamente, saindo da área de intensificação – apenas para pessoas que residem, trabalham ou viajam para áreas de risco – da vacinação, adentrando na área da campanha – destinada a toda a população.

Como foram confirmados dois casos na cidade, a Secretaria de Saúde realizou uma intensificação da vacinação no Carnaval. Entre os dias 10 e 13 (dias do feriado de Carnaval), foram vacinadas mais de oito mil pessoas.

Lúcia, discursando sobre o medo das pessoas em se vacinarem, explicou o assunto. “Há duas situações: a reação vacinal – uma reação esperada, geralmente sendo dor local, dor de cabeça ou mal-estar –  e o evento adverso grave. No Estado de São Paulo, os eventos adversos graves ocorrem um em cada um milhão de aplicações. Há alguns eventos adversos graves no Estado de São Paulo, mas nem todos resultam em óbito”, contou, acrescentando que no Estado há 63 casos confirmados de Febre Amarela. Desses 63, 38% são casos de letalidade. Nas epidemias de Minas Gerais e no Espírito Santo, no ano de 2017, a taxa de letalidade foi de 50%.

A campanha na cidade

A Secretaria de Saúde de Itu informa que, de acordo com o último boletim epidemiológico datado de 14 de fevereiro, já foram vacinadas na cidade 44.912 habitantes. A preconização do Ministério da Saúde é que a vacinação atinja 85% da população, mas a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado para ultrapassar essa porcentagem. A vacinação ocorrerá até a taxa de 85% da população ser vacinada.

Para se vacinar, é importante levar a Caderneta de Vacinação, mas caso a pessoa não possua, será providenciada uma no ato da vacina. Para as pessoas que viajarão para o exterior, também é imprescindível apresentar a passagem aérea.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e também nos seguintes locais: Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM I), no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM II), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), no Centro de Referência da Mulher (CRM) e no Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime), das 8h às 12h.

No Centro de Vigilância em Saúde (CVS), a partir das 8h, localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, somente será vacinado quem viajará para o exterior mediante apresentação de passagem aérea. Nos Pronto Atendimento Municipais (PAM), situados no Parque Industrial e na Vila Martins, das 7h às 22h. O tempo de espera para a vacina é de 20 a 30 minutos, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim