sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Votorantim lança o programa Cultura em Sala para valorizar a participação de estudantes do ensino médio

Projeto começa em 2018 e já está com inscrições abertas para as escolas interessadas


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), acaba de lançar o programa Cultura em Sala, com o objetivo de fomentar a cultura e as artes entre os jovens estudantes do ensino médio, a comunidade escolar e a cidade onde estão inseridos. As inscrições já estão abertas visando parceria com as escolas estaduais e privadas do município e professores voluntários.
O programa, previsto para começar no início do ano letivo de 2018, vai proporcionar a capacitação de professores e alunos das escolas participantes, com a realização de projetos produzidos em conjunto entre os parceiros, oficinas culturais, incentivando assim a formação de público com a presença dos estudantes nas atividades culturais realizadas na cidade. Para o prefeito Fernando de Oliveira Souza, é uma importante oportunidade para fomentar a produção artística dos estudantes.
De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez, "o programa também promoverá o fortalecimento e a divulgação das atividades já realizadas pelos alunos nas escolas, com o envio de oficinas objetivando a potencialização e estruturação de uma rede de produção artística e cultural dos estudantes de escolas do ensino médio de Votorantim", explica.
Haverá, nas escolas participantes, a instalação do "Mural Cultural", um canal de divulgação das atividades e ações culturais ofertadas no município, reunindo desde as agendas de eventos e até sugestões de obras literárias, obras artísticas com críticas, fotografias etc.
Palestra de apresentação
Para uma apresentação do Cultura em Sala, além de se tornar um meio de incentivo da participação dos jovens, será realizada uma palestra motivacional em cada escola, om um caráter cultural e educacional abordando a importância da cultura e da educação para desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas em sociedade.
A Sectur informa ainda que os professores, coordenadores e diretores das escolas participantes terão atividades específicas, como palestras e atividades com certificado reconhecido por uma universidade, com o objetivo de contribuir para sua atuação e formação profissional em seu trabalho docente.
Já a produção dos alunos das escolas participantes do Cultura em Sala irão ocupar diversos espaços públicos da cidade. A interação das obras com a comunidade, o reconhecimento dos jovens enquanto cidadãos e produtores de cultura se mostram como um importante meio para o desenvolvimento. O programa será encerrado com a Mostra Anual no Auditório Municipal de Votorantim com exposições e apresentações.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim