quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Represa de Itupararanga não apresenta perigo durante a época das chuvas

Diário de Sorocaba

Votorantim Energia garante as condições físicas da barragem e escoamento seguro para manter o nível da represa


(Foto: Arquivo/DS)

PLANO VERÃO

A Votorantim Energia promoveu nesta quarta-feira (23) nas instalações da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, em Votorantim, seu primeiro workshop sobre “Gestão de Energias Renováveis e Recursos Hídricos”, reunindo autoridades, técnicos da área e imprensa dos municípios do entorno, como parte do Plano Verão, prática que a companhia adota há dois anos para elucidar questões relacionadas à operação da Usina de Itupararanga.

O encontro compartilhou informações a respeito da operação da Votorantim Energia na UHE Itupararanga, buscando, inclusive, desmistificar questões relacionadas ao reservatório, que opera atualmente com 48,62% de sua capacidade. Ele abastece mais de 85% do município de Sorocaba, inclusive, e tem em sua estratégica a função de amortecer as cheias do rio em períodos chuvosos, como o Verão que se aproxima.

Outro ponto reforçado é de que o reservatório não possui comportas, embora essa informação seja constantemente divulgada e cause dúvidas na população, como explicaram, na ocasião, os técnicos de Itupararanga. “O controle do nível da água de uma represa é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o ‘ladrão’ das caixas d´água, deixando escapar o excesso. Essas estruturas permitem o escoamento para manter o nível da represa”, explicou o gerente de Operação e Manutenção da Votorantim Energia, Luiz Antônio Silva Magalhães.

As condições físicas da barragem também foram abordadas. A Votorantim Energia segue o que pede a legislação vigente com relação à segurança de sua barragem e demonstrou que possui uma equipe interna para fiscalizá-la e monitorá-la constantemente: “As estruturas da UHE Itupararanga estão apoiadas em rocha ao longo de toda a sua extensão, o que garante a perfeita fixação. A forma como a usina foi projetada faz com que sua estrutura continue sendo uma das mais seguradas da engenharia moderna. O uso do concreto na construção da barragem assegura à usina resistência por toda sua vida útil, não importando a sua idade”, afirmou ainda Magalhães.

WORKSHOP E CONSCIENTIZAÇÃO – O objetivo central desse workshop sobre “Gestão de Energias Renováveis e Recursos Hídricos” de ontem foi, assim, promover um debate sobre as transformações no segmento energético no Brasil e a necessidade de atuar de forma sustentável e responsável com os recursos naturais e com os recursos complementares (hídrico, solar e eólico). Para o gerente de Operação e Manutenção, nenhuma questão hoje é mais importante do que a gestão da água, o que faz da segurança hídrica o grande desafio que a Humanidade deverá enfrentar neste milênio. “Nosso objetivo é discutir com a sociedade o modelo de negócio que integre cada vez mais políticas profissionais e sociais, com responsabilidade ambiental e em harmonia com os ciclos da natureza”, acrescentou Magalhães, informando, por outro lado, que devido à busca crescente da população para utilizar rios, represas e cachoeiras para se refrescar, a Votorantim Energia lançará também uma campanha de conscientização para alertar a comunidade que esses espaços, como os que circundam Itupararanga, oferecem riscos aos visitantes. A campanha alertará ainda para atitudes importantes que podem evitar acidentes, como respeitar as placas de sinalização dos locais, não deixar crianças sozinhas na água, estar sempre atento ao volume de água e à profundidade do local, e não consumir bebida alcoólica. “São medidas preventivas que podem garantir um passeio com segurança. Temos como um dos pilares da nossa atuação a responsabilidade social. Levar informação à população é essencial para desenvolver uma sociedade consciente e assegurar a integridade das pessoas”, frisou Alexsandro Antônio Cota, gerente de Sustentabilidade da empresa, anunciando que a campanha vai contar com cartaz, flyer, e-mail marketing e outras modalidades divulgativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim