quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Mais de 5 mil alunos da rede municipal recebem prevenção em saúde bucal


Mais de 5 mil alunos da rede municipal já receberam ações de prevenção em saúde bucal desde o início do ano. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), na qual dentistas e auxiliares percorrem as escolas municipais realizando avaliações clínicas e orientações. A ação tem parceria com a Secretaria da Educação (Seed).
Conforme explica o secretário de Saúde, Wilian Ferreira, a Prefeitura fornece os profissionais para realização dos atendimentos, como dentistas e auxiliares, material, instrumental e faz a manutenção dos equipamentos odontológicos.
Além disso, de acordo com diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde, Eliete Santos, a equipe avalia se os alunos estão com baixo, médio ou alto risco de ter cáries. "Caso seja constatado o alto risco, a criança já é encaminhada para o Núcleo de Atendimento Odontológico Escolar do Sesi de Votorantim ou à Unidade Básica de Saúde mais próxima."
Desse modo, os grupos de alto risco são informados à direção e coordenação da unidade escolar para que os responsáveis sejam informados sobre a condição bucal do aluno. "Utilizamos um sapo de fantoche que possui uma arcada dentária para conversar com os estudantes e realizarmos a avaliação", explicou Eliete.
Ainda de acordo com Eliete, o programa já passou por 24 unidades escolares neste ano, desenvolvendo orientações com escovação supervisionada, palestras e aplicação tópica de flúor nos alunos com mais de cinco anos. "Toda semana vamos a uma escola fazer a atividade", ressalta.

Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Marcos Ferreira
Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim