sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vila Nova - Integra Comunidade oferece atividades à população


Programação atende crianças e adultos com acompanhamento de um profissional de educação física


O Integra Comunidade da Vila Nova está oferecendo inúmeras atividades físicas gratuitas para a população. Os projetos são realizados pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), e chegam a atrair em média 90 pessoas diariamente, com turmas em três turnos. Entre as ações estão dança, ginástica, artes marciais, futsal, basquete e futebol.
Aliás, o Integra Comunidade é lei em Votorantim, após ser sancionado em maio deste ano pelo prefeito Fernando de Oliveira Souza. Quem elaborou o projeto foi o atual secretário de Desporto, Luciano da Silva, quando exercia seu cargo de vereador. "O objetivo da ação é de unificar as ações educativas, culturais, esportivas, sociais e ambientais desenvolvidas pelo Poder Público em defesa do protagonismo juvenil, além de fortalecer os vínculos com a comunidade", explicou o secretário.  
Luciano também destaca que o objetivo do esporte e das atividades oferecidas nestes espaços é para beneficiar as pessoas de todas as idades. "A proposta da Sedesp é levar o esporte e a atividade física para todos os lugares. Acredito que o esporte é um braço da saúde, pois ajuda a prevenir doenças, além da integração social, melhorando a saúde mental", declarou.
Para Rosalina dos Santos, de 80 anos, que frequenta o Integra Comunidade da Vila Nova, o espaço está sendo melhor utilizado pela atual administração. "Aqui vivia abandonado, não havia segurança alguma, agora o local mudou muito, graças a essa equipe que trabalha para as melhorias", frisou. Rosalina ainda conta que vai ao Integra Comunidade duas vezes por semana, fazendo muitas amigas no local.
Já Angélica Silva, de 38 anos, e Vilma Mota, de 50 anos, que frequentam o espaço há 3 anos, destacaram a importância do espaço para elas e outras alunas. "Para nós é muito bom, o Integra nos ajuda a distrair, às vezes estamos com problemas e aqui se torna um local de alegria para nós, além dos benefícios que os exercícios oferecem para nossa saúde", contam.
Além das atividades oferecidas para os adultos, as crianças e os jovens também usufruem do espaço, como no projeto Chute Certo, que tem mais de 100 participantes, fornecendo uma oportunidade para a prática de futebol de campo com o acompanhamento de professores de educação física. Um dos participantes é Lucas Vinicius, de 13 anos. Para ele, o projeto proporciona a oportunidade de treinar para, um dia, alcançar o seu sonho. "Eu gosto muito de participar, venho toda quinta-feira e, às vezes, vou até outros locais para treinar, porque quero ser jogador profissional, quem sabe como o Neymar", conta o garoto.
O espaço Integra Comunidade na Vila Nova funciona de segunda a sexta-feira, com horários nos períodos da manhã, tarde e noite. Para mais informações, o telefone da Secretaria de Desporto é 3243-1519.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim