sábado, 22 de abril de 2017

Sorocaba fecha 291 vagas de emprego em março

Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Roma


 Os números mensais do Caged vêm oscilando na cidade - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS


Depois de dois meses consecutivos de contratações, janeiro e  fevereiro, Sorocaba voltou a demitir em março. O saldo negativo foi de 261 vagas de trabalho com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na quinta-feira. Ocorreram 6.249 admissões e 6.510 desligamentos no mês. Em janeiro foram 303 contratações e em fevereiro, 436, número maior que o mês anterior apesar da quantidade menor de dias.

O acumulado de 2017, já incluindo março, ficou portanto em 478. Em 2016 apenas dois meses tiveram saldo positivo de emprego em Sorocaba: março e novembro. As contratações temporárias do comércio ajudaram em novembro, que registrou 148 contratações. Dezembro, no entanto, veio com 2.304 vagas a menos.

As demissões na indústria (-651) e no comércio (-51) puxaram o Caged de Sorocaba para baixo em março. Por outro lado, administração pública (177), construção civil (132) e serviços (134) impediram que o resultado fosse pior. Nos últimos 12 meses são 7.806 demissões na cidade.A pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), noticiada na quarta-feira, mostrou que o nível de emprego nas indústrias da região de Sorocaba (48 municípios) também ficou negativo em março, com 1.250 vagas a menos. Em fevereiro houve pequeno aumento de 50 vagas e em janeiro também ocorreram mais contratações, com 150.

Com relação aos números do Caged de Sorocaba referentes a março, o economista Renato Garcia considera que um único mês não pode ser considerado tendência, mas sim vários meses seguidos. Ele vê uma retomada gradual da economia este ano e ressalta que o efeito no mercado de trabalho demora mais. "A recuperação do emprego é um processo lento e volátil."

Garcia observa que mesmo com uma demanda maior que exige aumento de produção, o empresário procura manter o quadro atual de funcionários para só depois contratar. O investimento em novos empregados também reflete a confiança nos sinais de bom desempenho da economia, segundo o economista.

De maneira geral, Garcia acredita que a divulgação em breve do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País no primeiro trimestre e a inserção de recursos com a liberação das contas inativas do FGTS, ajudarão na recuperação da economia. "Muita gente usa o dinheiro do FGTS para pagar dívidas, mas uma boa parte vai para o consumo", cita Garcia.
Em outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o Caged mostrou saldo positivo de 51 vagas em Votorantim, também positivo de 89 em Itu, mas negativo em Itapetininga, com 169 postos de trabalho a menos.

Brasil e SP

No Brasil, o Caged registrou o fechamento de 63.624 postos de trabalhos em março, como resultado de 1,251 milhão de admissões e 1,324 milhão de demissões. Enquanto o Rio Grande do Sul foi o Estado que mais criou empregos no mês, com 5.236 vagas, Alagoas foi o que mais demitiu, com -9.335. O Estado de São Paulo figura como o segundo Estado que mais eliminou postos de trabalho em março, com -9.646.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim