quinta-feira, 20 de abril de 2017

PSOL de Votorantim protocola representação contra o prefeito


O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Votorantim protocolou, na manhã desta quarta-feira (19), no Fórum local, uma representação contra a Prefeitura de Votorantim, que pretende alterar a destinação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Segundo o presidente do partido local, Rodrigo Chizolini, a proposta da Prefeitura de Votorantim de devolver dinheiro do orçamento do município, com o objetivo de mudar a destinação original dos prédios das UPAs, é prejudicial ao interesse público.
O atual prefeito de Votorantim anunciou nas últimas semanas que devido às condições financeiras da administração pública, não haveria condições de colocar em funcionamento os dois prédios e que devolveria R$ 4 milhões para o governo federal, na intenção de modificar o objeto do projeto original. "Ou seja, em vez de entregar as UPAs, responsáveis por atender urgência e emergência, será instalada uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona apenas em horário de expediente, com atendimento pré-agendado e para situações corriqueiras de problemas de saúde", explica Rodrigo Chizolini.
O Pronto Atendimento (PA) 24 horas, localizado na rua Antônio Walter – Centro, foi inaugurado há mais de 20 anos para atender determinada demanda populacional de aproximadamente 95 mil votorantinenses. Atualmente, a demanda populacional da cidade cresceu e, segundo dados do Ibge, há 118.858 habitantes e as condições do PA Central na prática são as mesmas de quando foi inaugurado.
No texto da representação, traz a informação que, na gestão da prefeitura local - período 2009-2012 -, o município recebeu recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) no Jardim Paulista e no Parque Jataí. Essas duas unidades serviriam para desafogar o atual PA Central. Ocorre que esses dois prédios não foram inaugurados até o momento.

Estrutura atual do PA Central
De acordo com relatos de funcionários e pacientes, o prédio atual do PA 24 horas possui um posto de enfermagem, que não entra cadeira de rodas; há quatro consultórios; uma sala de acolhimento que fica dentro do corredor fazendo o paciente ser atendido na triagem e voltar à recepção; uma sala de assistência social; uma sala de gesso (que não entram macas e cadeiras de rodas); uma sala de medicação rápida e inalação, que não tem ventilação adequada para pacientes e funcionários.
O quarto de isolamento é inadequado para os padrões de segurança hospitalar. Há um quarto de isolamento, que não possui antessala. No isolamento, existe apenas uma cama, a qual está quebrada e um banheiro sem chuveiro. Quando tem paciente isolado e precisa tomar banho, é necessário locomover o paciente para um dos quartos. Essa situação deixa todo o lugar com vulnerabilidade de contágio de infecções hospitalares, pois o espaço de isolamento não cumpre a função de preservar o paciente que precisa ficar isolado.
A sala de reanimação possui dois leitos para atendimentos de emergências, como parada cardiorrespiratória e emergências pulmonares. Essa sala não possui nenhum tipo de ventilação, sendo improvisado com ventiladores de pacientes e funcionários. O único banheiro adaptado para deficiente fica na recepção.

PSOL Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim