segunda-feira, 24 de abril de 2017

Após dias de coleta prejudicada, mutirão usa até retroescavadeira para retirar lixo acumulado em Votorantim

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Coletores passaram a trabalhar de forma parcial desde a última quinta-feira (20) por conta de cortes nas horas extras dos funcionários. Mutirão é realizado nesta segunda-feira (24) para normalizar a situação.



Após greve de coletores, retroescavadeira retira lixo acumulado em ruas de Votorantim


Depois do fim da paralisação de coletores de lixo, equipes da Prefeitura de Votorantim (SP) mobilizaram diversos profissionais e utilizaram até uma retroescavadeira para retirar o lixo acumulado pelas ruas da cidade na manhã desta segunda-feira (24). Além disso, dois caminhões também deram apoio aos trabalhos de limpeza.
O mutirão precisou ser realizado depois que os coletores de lixo da cidade passaram a trabalhar de forma parcial desde a última quinta-feira (20). O motivo, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, é porque a prefeitura cortou as horas extras dos funcionários e mudou a jornada de trabalho. A categoria ainda reclama da falta de estrutura para trabalhar.
De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos Laino, o que houve foi uma readequação dos horários de trabalho. "Antes era uma jornada das 7h às 16h, só que por volta das 13h eles já terminavam o trabalho e iam pra casa, mas recebiam até às 16h. Daí a gente entendeu que não havia necessidade, que dá pra equacionar, fazendo que esse funcionário tenha um dia de descanso".
Os motoristas e coletores de lixo que não trabalharam nos dias em que estavam escalados por conta da greve serão notificados e, se a falta não for justificada, haverá corte no salário, ainda segundo o secretário de Planejamento.
Um auditoria será feita dentro da prefeitura para descobrir porque os caminhões de coleta de lixo quebram com tanta frequência, que é um dos motivos apontados pelos trabalhadores como falta de estrutura de trabalho.
Por conta da paralisação dos coletores, muito lixo se acumulou pelas ruas da cidade. Nas Vilas Nova e Garcia, por exemplo, os moradores passaram todo o feriado prologando com lixo na porta de casa e teve até cachorro revirando as pilhas.
Os contêineres também ficaram com os sacos de lixo transbordando. Mas pela manhã desta segunda-feira, o mutirão começou a recolher todo esse lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim