sábado, 22 de abril de 2017

Moradores reclamam de abandono em várias áreas no Jardim Tatiana

Jornal Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa

 Reginaldo é um dos denunciantes - FÁBIO ROGÉRIO


 Segundo os moradores, a coleta de lixo não segue uma periodicidade - FÁBIO ROGÉRIO

 Entre os problemas está o abandono da construção da UBS, que deveria ter sido entregue em setembro de 2016 - FÁBIO ROGÉRIO


Moradores do bairro Jardim Tatiana, que parte fica em Sorocaba e outra parte em Votorantim, apontam diversos problemas na localidade. Entre as dificuldades enfrentadas por quem vive no bairro estão a irregularidade na coleta de lixo, ruas esburacadas e sem pavimentação e demora de ônibus. O atraso na entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) também preocupa a população.

A comerciante Mônica Alves Campos, 47, vive no local há seis anos e conta que a coleta de lixo nas primeiras ruas do bairro são de responsabilidade da Prefeitura de Sorocaba e que o serviço é feito regularmente. Já na parte que pertence a Votorantim, afirma, a coleta não segue uma periodicidade. "As pessoas colocam todo o lixo na rua no dia que tinha que passar, mas de duas semanas para cá não estão seguindo o cronograma", reclama.

Marcos Roberto Martins, 46, afirma que o problema com o lixo é grave e que ele mesmo junta todos os materiais descartados por vizinhos e arruma em um container improvisado. "A coleta demora muito e se não arrumar a rua inteira fica emporcalhada." A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Votorantim, na terça-feira, informou que devido à manutenção de caminhões foi necessário a reestruturação da rota, mas que ainda nesta semana a coleta de lixo estaria normalizada no bairro. Ontem a Prefeitura revelou estar sendo feito um realinhamento do serviço de coleta na cidade.

Infraestrutura

Outra reclamação unânime entre os moradores do Jardim Tatiana é sobre o mato alto e falta de pavimentação em diversas ruas. "Nós fomos esquecidos pelo poder público", afirma o comerciante Reginaldo Manoel da Silva, 53. A Prefeitura de Votorantim informou que está programada para a próxima semana a realização do projeto Cidade Viva com capinação e roçagem, limpeza de áreas com a remoção de entulho e materiais inservíveis, tapa-buraco e sinalização. Quanto a pavimentação, a Prefeitura afirma que "tem a intenção, porém realiza estudos para viabilizar recursos".

O comerciante que vive no Jardim Tatiana há 15 anos também reclamou do atraso na entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS). Reginaldo Manoel relata que a obra está abandonada e que ratos, aranhas e até cobras surgem no terreno. Há uma placa no local com anúncio do Governo Federal em frente a futura unidade citando investimento de R$ 300.175,12, com início da obra em janeiro de 2016 e entrega em setembro do mesmo ano.

A Prefeitura diz que os trabalhos foram paralisados na gestão passada, mas que pretende retomar, tendo em vista que a obra foi abandonada e precisa de nova licitação. "A Prefeitura já está viabilizando os recursos através da Secretaria de Saúde para complementar o valor e contratar nova empresa para a conclusão das obras", anunciou.

Transporte

No bairro passam linhas de Sorocaba e Votorantim, porém, nenhum dos veículos trafega por todas as ruas e quem mora nas extremidade precisa caminhar bastante até o ponto de ônibus. A recepcionista Ketlyn Malaquias, 24, é uma das pessoas que sofre quando precisa se deslocar. "Da minha casa até o ponto é uma caminhada de pelo menos 20 minutos", calcula.

O Grupo São João -- responsável pelo transporte de Votorantim -- informou que o bairro era atendido pelas linhas 3109 - Novo Mundo e 3124 - Jardim Tatiana, via Parque do Matão e que recentemente passou a ser atendida também pela linha 3108 - Primavera/Jardim Tatiana via Parque Bela Vista. "Tínhamos uma frequência de aproximadamente 80 minutos no bairro. Essas linhas passavam quase que no mesmo horário. Foram feitas alterações que começaram a vigorar no dia 10 de abril visando melhorar a frequência de ônibus, passando de 80 para 40 minutos", informou. O Grupo São João também divulgou que agora dispõe de aplicativo e que todas as alterações de horários e rotas são comunicadas com dez dias de antecedência.

Já a Urbes -- Trânsito e Transporte, que administra o transporte coletivo em Sorocaba, informou, por meio de nota, que serão realizadas pesquisas operacionais na linha 44/1 - Tatiana para avaliar a necessidade técnica de ajustes. A empresa pública, porém, argumenta que há a necessidade de se respeitar os limites de município para não caracterizar transporte suburbano, que é de responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).


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