sábado, 22 de abril de 2017

Coleta de lixo muda e as ruas têm acúmulo de lixo em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama



Atraso na coleta acontece desde segunda-feira e foi constatado em alguns bairros da cidade - FÁBIO ROGÉRIO


Moradores de vários bairros de Votorantim reclamam do acúmulo de lixo nas ruas da cidade, desde a última segunda-feira (17), quando entrou em vigor um novo sistema de trabalho dos coletores e motoristas. A Prefeitura informa que está sendo feito um realinhamento do serviço de coleta na cidade.

A Prefeitura admite que determinou a mudança no regime de trabalho dos 40 servidores deste setor, já que o expediente era feito tarefa e terminava diariamente com o encerramento do itinerário. Agora, os trabalhadores terão de cumprir toda a carga horária sem fazer hora extra, que é dividida em dois turnos, sendo o primeiro das 7h às 13h e das 13h às 19h, em sistema seis por um.

Em resposta enviada por e-mail, via assessoria de imprensa, a Prefeitura diz que a mudança tem como objetivo desonerar os cofres públicos, já que segundo a administração municipal "existe uma alta quantia de horas extras pagas aos coletores". Segundo a Prefeitura, o pagamento dessas horas extras já era feito na gestão anterior e gerava um impacto orçamentário anual na ordem de R$ 4 milhões.

Na quinta-feira (20), a pedido dos coletores, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Votorantim, Silvio Cavalheiro, esteve na Prefeitura para tentar negociar uma solução, mas a reunião terminou inconclusiva. Na avaliação do sindicalista, as alterações foram determinadas de maneira apressada, visto que além de não terem sido executados estudos de viabilização, a população não foi avisada com antecedência.

A Prefeitura foi questionada sobre as reclamações, mas preferiu não se manifestar. Em nota, ela acrescentou que, até o final do expediente de quinta-feira (20), não recebeu nenhum comunicado sobre possível greve. Sobre o acúmulo de lixo em alguns bairros, a Prefeitura disse que está fazendo um "realinhamento do serviço de coleta de lixo, para que esta atividade seja mais eficiente".

Ontem à tarde, a reportagem percorreu vários bairros de Votorantim e constatou acúmulo de sacolas de lixo em calçadas e contêineres de ruas e avenidas do Jardim Clarice, Vila Nova, Parque Bela Vista, Jardim Serrano e Promorar.

Morador da rua Mercedez Nardi Arcuri, na Vila Nova, o aposentado Reinaldo Duarte contou que a coleta de lixo em frente à sua casa estava interrompida desde segunda-feira (17). "Minha preocupação maior é com o risco de doenças, já que aqui em frente tem uma escola e um centro de saúde", disse.
Dono de uma loja na rua Ursulina Rinaldi Velangieri, no Parque Bela Vista, Cleidemir Valandro confirmou que o problema na remoção do lixo começou no início da semana, mas acreditava se tratar de problemas mecânicos com o caminhão de coleta. "O cheiro já está insuportável. O bairro inteiro está fedendo carniça", reclamou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim