quarta-feira, 26 de abril de 2017

Alguns bairros de Votorantim seguem sem coleta

Jornal Cruzeiro do Sul

Larissa Pessoa



 Lixo se acumula nas ruas de bairros da cidade - ERICK PINHEIRO

 Desde segunda-feira (24) a Prefeitura de Votorantim trabalha em mutirão para realizar a coleta de lixo na cidade, mas alguns bairros ainda estão sem o serviço. Na Vila Garcia, por exemplo, moradores relatam que o caminhão da coleta passou há mais de uma semana e depois disso muito lixo se acumulou pelas calçadas do bairro. A mesmo situação foi constatada na Vila Nova. Já na região central e na região do bairro Itapeva o lixo já foi retirado.

O município informou que o mutirão é realizado pelos próprios coletores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e tem o reforço de reeducandos. O acúmulo de dejetos, afirma a Prefeitura, ocorreu devido ao não comparecimento dos trabalhadores da coleta na última sexta-feira, feriado de Tiradentes e também no sábado. Na ocasião, segundo a administração, "coletores e motoristas descumpriram a nova forma de gestão implantada, desorganizando o cronograma e a rota definidos".
 
Na semana passada a Prefeitura de Votorantim alterou o esquema de trabalho dos coletores e, segundo informou, trata-se de um realinhamento do serviço, para que ele seja mais barato e eficiente, com corte nas horas extras. "A nova forma de gestão da coleta passa a ser a de 6x1, ou seja, o servidor trabalha seis horas durante um dia, descansa o outro e volta no outro dia." Sendo assim, o primeiro turno opera das 7h às 13h e o outro das 13h às 19h. 

O Sindicato dos Servidores Públicos de Votorantim (SSPV), porém, afirma que os trabalhadores não realizaram a coleta na sexta-feira e no sábado porque, caso trabalhassem esses dias, ficariam sem a folga que era prevista no esquema anterior. De acordo com o SSPV, antes os cerca de 50 funcionários trabalhavam por tarefa e agora, por conta da divisão em turnos, "a coleta será prejudicada porque as equipes não darão conta".


População reclama
A comerciante Arlete de Melo Jesus, 47, é proprietária de uma loja de roupas na Vila Garcia e afirma que as ruas do bairro estão com odor muito forte por conta da falta de coleta. "É um desrespeito com a população." Rosângela Aparecida Gonçalves, 43, reside no mesmo bairro e relata que por estar há mais de uma semana com o lixo acumulado, decidiu colocar os sacos e as sacolas com dejetos na rua, pois estava atraindo insetos para o quintal de sua casa. "Coloquei tudo em um tambor, mas já roubaram e espalharam tudo na calçada. Espero que recolham logo."


Na avenida Pedro Augusto Rangel, uma das principais vias da Vila Nova, todos os contêineres colocados no canteiro central estão lotados e com muitas sacolas no chão. Proprietário de um lava-rápido nesta avenida, Altieri Gomes de Lima, 33, reclama do acúmulo de lixo. "Estou deixando dentro de casa para não emporcalhar mais a rua." Na entrada do Centro Educação Infantil Olímpia Pozza Beber, no mesmo bairro, também há bastante lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim