sábado, 22 de abril de 2017

19ª Caminhada da Penha acontece neste domingo

Jornal Cruzeiro do Sul

Haverá missa campal em frente à capela da Penha - EMÍDIO MARQUEs

A estrada passou por manutenção durante a semana - EMÍDIO MARQUES


A 19ª edição da Caminhada da Penha será realizada nas primeiras horas deste domingo (23), com saída marcada para as 4h30, da paróquia São José (rua Amirtes Luvison, s/n - Chave, ao lado da fábrica Fiação Alpina), em Votorantim. A expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 1 mil pessoas no evento, que já se tornou tradição na cidade. Nos últimos dias, operários da Prefeitura de Votorantim fizeram o trabalho de manutenção na estrada que dá acesso à capela. A concentração dos peregrinos deve começar por volta das 4h.
Às 4h30, uma benção dará início oficial à caminhada de 20 quilômetros (sendo nove deles em estrada de terra) pela serra de São Francisco. Às 10h, haverá missa campal em frente à capela da Penha.

Todo o trecho de terra do caminho recebeu manutenção nos últimos dias, com terraplanagem e capinação. Na quinta-feira, a reportagem do Cruzeiro do Sul verificou que não existiam buracos ou pontos problemáticos ao longo do trajeto. Até mesmo pequenos buracos anteriormente existentes no trecho de asfalto foram tapados. No mesmo dia, operários da Prefeitura davam os últimos retoques na área que fica em frente à capela e receberá a missa campal. Além da limpeza e dos reparos, o local ainda ganhou nova pintura.

Logística e preparação

Um grande esquema de logística foi montado pelos organizadores, em conjunto com a Prefeitura, para a caminhada. Haverá banheiros químicos ao longo do caminho, ambulância e carro de apoio, além das presenças da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Três paradas ao longo do caminho servirão de ponto de apoio aos peregrinos. "Vamos distribuir lanches, café, café com leite, água e banana", diz Paulo Roberto Ferreira Camargo, o Beto Zen, organizador do evento. Escoteiros do Grupo Vuturaty farão a limpeza do trajeto, após a passagem de todos os participantes.

Para uma caminhada longa, quem vai pela primeira vez deve ficar atento, especialmente, aos limites do próprio corpo. "A dica é andar no seu natural, não forçar. Se puder andar um pouco mais lentamente ainda, é até melhor, pois consegue chegar com fôlego no final", aconselha Beto. "Há alguns anos, deixou de ser uma simples caminhada e muitos encaram como evento religioso", ressalta.

Camisetas

A organização da caminhada confeccionou 500 camisetas do evento. Elas podem ser trocadas, até o fim do estoque, por cinco quilos de arroz em um dos postos de distribuição. O alimento arrecadado será doado para entidades assistenciais. Os postos de troca são supermercado Malucho da avenida São João e Parque Jataí; padaria Bela Vista, no Parque Bela Vista; Farma Luz, no Vossoroca; Adega do Magrão, no Vossoroca; Mix Embalagem, no Parque Jataí; Farma Vem, no Jardim São Lucas; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Vicentinos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim