domingo, 26 de março de 2017

Votorantim comemora amanhã 52 anos de emancipação

Gazeta de Votorantim
Priscila Fernandes

A cidade conta com 118.858 habitantes - ERICK PINHEIRO


Votorantim comemora amanhã os 52 anos de instalação oficial do município, que ocorreu com a posse de seu primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel, em 27 de março de 1965. Aquela comunidade de aproximadamente 17 mil habitantes, teve como personagens essenciais para a sua emancipação alguns dos principais industriais da época, como Mathias Gianolla, o comendador Alfredo Metidieri e José Ermírio de Morais Filho.

O jornalista Cesar Silva, autor de livros sobre a história de Votorantim, explica que a região era o distrito industrial de Sorocaba. Porém, não percebia um retorno em melhorias para a comunidade, dos impostos gerados pelas fábricas. A insatisfação impulsionou o desejo pela emancipação, que ganhou ainda mais força com o apoio dos industriais da época.

O presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim, José Ermírio de Morais Filho, tinha forte ligação com a cidade, que visitava frequentemente. Ele ajudava a promover ações culturais e recreacionais para a comunidade, por meio da empresa.

O gerente da fábrica de tecidos Votorantim, na época, Mathias Gianolla, foi um dos líderes do movimento pelo "sim" à emancipação.

Já Alfredo Metidieri, um dos fundadores da Indústria Têxtil Metidieri, que chegou a ter 1.500 funcionários em seu auge, teve atuação destacada no esporte, chegando ao cargo de presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e presidente do São Bento, além de fundar o Metidieri Futebol Clube.

Os três, que já faleceram, tiveram participação na emancipação por meio do apoio ao movimento e à oferta da estrutura que ajudou a formar a cidade. Os industriais são frequentemente lembrados pelos votorantinenses, seja em cerimônias de alusão à data ou na nomeação de próprios públicos. Atualmente, Votorantim tem 118.858 habitantes e segue com forte vocação industrial.

Mudar o aniversário?

O pesquisador da história de Votorantim, Cesar Silva, defende que o aniversário da cidade deveria ser comemorado em 27 de março e não em 8 de dezembro, como ocorre. Ele explica que enquanto o primeiro prefeito da cidade tomou posse no dia 27 de março, nada de relevante para a história de Votorantim ocorreu em 8 de dezembro.

A escolha da data teria sido definida porque o plebiscito que culminou com o "sim" pela emancipação ocorreu em 1º de dezembro de 1963. Na época, o dia 8 seria um feriado nacional religioso, o que motivou a escolha por esse dia, com a decretação de uma semana de comemorações. "Precisamos comemorar o aniversário em uma data que tem importância história para a cidade", defende Cesar.


Agenda comemorativa

A Prefeitura de Votorantim preparou uma programação em alusão à data. Amanhã, às 8h, acontece o ato cívico de Hasteamento das Bandeiras, na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. Às 18h, será marcado o início do horário estendido da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova Votorantim, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.

Na terça, acontece o Seminário Regional da Defesa Civil, com a oficina Operação Estiagem, no Auditório Municipal Francisco Beranger.

Na quarta, às 16h30, ocorre a entrega da revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ferreira da Silva, no Itapeva. Na quinta, às 17h, é a vez de entregar a Academia ao Ar Livre do Jardim São Lucas e na sexta, às 16h30, terá inauguração da galeria de ex-prefeitos, no saguão da Prefeitura.



Farmácia de Alto Custo voltará a atender no Centro

Para facilitar o acesso dos pacientes cadastrados que retiram medicamentos mensalmente, a Farmácia de Alto Custo de Votorantim voltará a atender na região central da cidade a partir da próxima sexta-feira, dia 31, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), entregará o espaço. O novo endereço funcionará no antigo Laboratório Municipal, em anexo ao Hospital Dr. Lauro Fogaça, com acesso pela rua João Walter. Apesar da entrega ser na próxima semana, o atendimento ao público será a partir do dia 3 de abril. A mudança faz parte programação das atividades do 52º Aniversário de Instalação do Município, e tem como principal objetivo atender os cerca de 2 mil pacientes ativos que participam do programa.

O atendimento para a retirada de medicamentos será nos mesmos moldes de como ocorre no endereço atual, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Archila, na rua Lázara Bueno de Arruda, 68, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, com retirada de senha até as 13h30. A farmacêutica e coordenadora do programa de saúde, Rosa de Moura Neves, explica também que o procedimento em retirar o medicamento e já deixar agendado para o próximo mês, segue também sem alteração.

De acordo com o secretário da Saúde, José Luiz Barasnevícius, a mudança de endereço atende um pedido do prefeito Fernando de Oliveira Souza, tendo em vista a dificuldade de muitas pessoas em se locomover até a UBS do Jardim Archila.

A Farmácia de Alto Custo fornece os medicamentos conforme a relação do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estadual da Saúde. Para receber o benefício o paciente deve ser cadastrado no Sistema único de Saúde (SUS), residir no município e ter o receituário médico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim