sábado, 25 de março de 2017

Palhaceata comemora amanhã o Dia Nacional do Circo

Jornal Cruzeiro do Sul

Esta será a 5ª edição. A ideia foi inspirada em eventos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro - OPERAÇÃO ALEGRARTE / DIVULGAÇÃO


O circo está mais vivo do que nunca em Sorocaba, que conta cada vez mais com adeptos dessa arte. Para mostrar à população a efervescência da atividade no município e celebrar o Dia Nacional do Circo, comemorado oficialmente no dia 27 de março, será realizada amanhã a 5ª edição da Palhaceata, que levará palhaços, acrobatas, mágicos, pernas de pau e toda a magia do circo ao Campolim. A concentração dos artistas e de todos os que desejarem participar dessa passeata será às 9h, na praça Kasato Maru. O cortejo se iniciará às 10h pela avenida Antonio Carlos Comitre, finalizando na pista de caminhada, onde estão programadas apresentações de tecido acrobático, contorção, mágica, entre outros. 
  
Nos últimos anos, houve um aumento crescente de artistas circenses na cidade e uma das principais contribuições para isso tem vindo por meio da formação, feita pela Usinarte -- Escola de Circo e Artes Culturais. É a única escola de formação de circo no município e atua na cidade há seis anos. 
  
Conforme Junior Barros, idealizador do evento e membro da Operação Alegrarte, grupo que realiza visitas de palhaços a asilos e hospitais, a ideia de realizar palhaceatas em Sorocaba surgiu após ver esses eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. 
  
Junior afirma que a Palhaceata possibilita levar um pouco da cultura circence para as ruas e fazer com que haja uma interação dos artistas profissionais e amadores com a população, as praças, as calçadas. "Tudo se torna um grande picadeiro, um momento muito especial, onde comemoramos o nosso dia junto com aqueles que mantêm essa possibilidade viva: o público, porque sem o público não há circo", disse ele, que organiza o evento desde a primeira edição, realizada em 2012, no Centro de Sorocaba. 
  
A última Palhaceata ocorreu em 2015, de forma itinerante, junto com a abertura da Semana do Circo em Votorantim. Neste ano, a ideia foi resgatar o cortejo de artistas circenses, para não deixar a data passar em branco. A expectativa é atrair um público bem grande, já que até o fechamento desta edição estavam confirmadas pelo Facebook do evento cerca de 200 pessoas. 
  
Junior lembra que o resgate do circo na cidade começou com a família Guaraciaba, que faz circo-teatro. Aos poucos foram surgindo grupos que passaram a incorporar as artes circenses em suas apresentações, entre eles a Trupe Koskowisck. A atuação dos palhaços da alegria, que levam sorrisos aos hospitais, também deu uma encorpada nesse número de artistas, mas a contribuição maior veio com uma escola de circo, que é dedicada à formação. 
  
A 5ª edição da Palhaceata é organizada em parceria com a Usinarte e conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, Matrix Digital, Camisetas Fagundes e Carlos Madia Produções Culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim