quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Carnaval da Inclusão acontece na sexta-feira

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), realiza nesta sexta-feira (24), das 14h às 16h, o Carnaval da Inclusão, no Aquário Cultura "Claudir Calixto Mainardi", em Votorantim. O evento tem por intuito proporcionar aos moradores de Residências Terapêuticas e Hospitais Psiquiátricos, além de frequentadores do serviço de Saúde Mental, um momento de lazer, distração e diversão.

A festa carnavalesca é incluída na programação há 11 anos e reúne centenas de pessoas que não possuem muitas oportunidades de diversão durante o ano. A organização fica por conta da Associação Cultura Votorantim (ACV).

São oferecidos lanches, refrescos, além de serpentina e confetes. "Costuma ser um momento muito aguardado pelos convidados. Eles sentem-se valorizados por perceberem que a festa preparada com muito carinho especialmente para recebê-los", comentou Luciana Lopez, diretora da ACV.

Neste ano foram confirmadas a presença de 380 pessoas das cidades de Votorantim, Sorocaba, Piedade, Salto de Pirapora, Capela do Alto e Cerquilho.

Luciana conta que, até alguns anos atrás, a festa reunia especialmente moradores de hospitais psiquiátricos, mas com o movimento de desinstitucionalização, surgiram muitas residências terapêuticas que passaram a abrigar os antigos pacientes dos hospitais. "A festa será também um reencontro com os amigos, já que a maior parte dos convidados se separou das pessoas com quem morou por décadas", disse.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez, a proposta é aumentar a participação da sociedade e permitir que a inclusão se dê por completo, e não apenas por estar inserida na programação carnavalesca. Os organizadores convidam voluntários para se unir aos convidados especiais da folia, com desprendimento e solidariedade, levando alegria e amor, em um gesto de carinho e humanidade.

Os interessados podem comparecer no local, na data e hora do evento. Caso sejam formados grupos, pede-se a gentileza de informar antecipadamente o número de voluntários pelo telefone (15) 99718-6062 (ACV).


A festa é gratuita, exceto o transporte, que é responsabilidade da Residência/ Instituição Psiquiátrica/Hospital. Sugere-se que os convidados confeccionem suas máscaras e adereços como forma de trabalho artesanal criativo e terapêutico.

Serviço:

Carnaval da Inclusão

Quando: Sexta-feira, 24/02/2017

Horário: das 14h às 16h

Local: Aquário Cultura "Claudir Calixto Mainardi"

Endereço: Av. Moacir Oséias Guitti, 41, Centro - Votorantim (ao lado da praça de Eventos Lecy de Campos)

Gratuito para os convidados e voluntários


Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim