quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes, em Votorantim, recebeu reconhecimento do Instituto Abaçaí Brasil


Projeto patrocinado pela Votorantim Energia, executado pela ONG Pé de Planta em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, conscientiza sobre a importância dos recursos hídricos

 

O "Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes" em Votorantim, iniciativa da Votorantim Energia e executada pela ONG Pé de Planta, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, propiciou o recebimento, no último dia 2, do Selo Social do Instituto Abaçaí Brasil, na categoria "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente". Ao longo do ano, o projeto desenvolveu, junto às escolas municipais, ações de conscientização ambiental acerca da importância da água, dos rios e suas nascentes. O evento marcou, ainda, a premiação das outras sete iniciativas privadas que inscreveram seus projetos nas categorias que englobam os "8 jeitos de mudar o Mundo", ideia central do Selo Social.

De acordo com a Consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, Daniela Gerdenits, o projeto contempla, entre outras ações, o mapeamento de 50 nascentes urbanas e rurais inseridas em áreas públicas municipais e particulares, inclusive as pertencentes à Votorantim. "Todas foram catalogadas, diagnosticadas e georreferenciadas com a finalidade de implementar ações de recuperação para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. Nesse contexto, três nascentes, selecionadas como prioritárias, receberam limpeza e mudas de plantas nativas ao seu redor a fim de contribuir com sua conservação", explica Daniela.

Segundo Vitor Fonseca, da ONG Pé de Planta, o trabalho vai além da recuperação das nascentes, objetivando transformar os estudantes em agentes multiplicadores na sensibilização e conscientização das gerações para a promoção de um planeta mais sustentável. "Foi todo um trabalho realizado por meio das ecoficinas, junto às escolas do Programa Escola Sustentável, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, no qual são abordadas temáticas relacionadas ao uso e conservação da água e dos ecossistemas produtores", conta Fonseca.

Para o secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Ricardo Naccarati, o Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes beneficiará, estrategicamente, grande parte dos habitantes de Votorantim e região. "Além do incremento ambiental e hidrológico, que favorece a manutenção da biodiversidade e da água, o programa conta com o envolvimento dos alunos e da comunidade, motiva a criação de um sentimento coletivo de pertencimento local, de adoção às causas ambientais e de fiscalização para a manutenção da qualidade de vida no município, sendo ainda passível de embasar e inspirar outras cidades e instituições para esse mesmo propósito", afirma Naccarati.

A consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, Daniela Gerdenits, ressalta que o reconhecimento do Selo Social no município de Votorantim corrobora com a atuação da Votorantim Energia, empresa fomentadora da responsabilidade social. "A companhia possui em sua estratégia social a busca por sinergias focadas na relação de ganho para todas as partes envolvidas. Esse é somente um dos projetos que evidenciam a preocupação da empresa com o tema socioambiental. Ser reconhecida por essa frente de atuação é motivo de muito orgulho para Votorantim Energia", diz Gerdenits.

Idealizado pelo Instituto Abaçaí Brasil, o Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demonstrem Compromisso Social. Durante o processo de certificação, os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidas pela ONU. Mais informações: www.selosocial.com.br.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim