quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Programa da Prefeitura de Votorantim identifica 50 novas nascentes

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Cerca de 38 estavam conservadas e as outras 12 em situação preocupante.
Nascentes abastecem, inclusive, a Represa de Itupararanga.

Nascentes de Votorantim foram encontradas após pesquisa (Foto: Secom Votorantim /Divulgação)

O Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes, implantado pela Prefeitura de Votorantim (SP), divulgou que 50 novas nascentes foram identificadas no município. Entre esse número, 38 estavam conversadas e as outras 12 em situação preocupante.

Segundo o membro da ONG Pé de Planta, Vitor Hugo Fonseca, 21 nascentes estão localizadas em áreas públicas e outras 17 em áreas privadas das zonas urbanas e rurais da cidade.

Além disso, das 50 nascentes, três delas foram recuperadas e revitalizadas, pois necessitavam de cuidados especiais, segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Naccarati. “Todas essas nascentes abastecem córregos, rios, reservatórios e auxiliam na recarga de água de qualidade na Represa de Itupararanga, o maior manancial da região de Sorocaba, responsável pelo abastecimento de quase um milhão de habitantes”, diz.

O secretário ainda revelou que o projeto, que teve início em março deste ano, também movimentou mais de 1.500 alunos da rede municipal. Eles participaram de ecoficinas e outras atividades que tinham o meio ambiente como tema.

O Programa Municipal de Proteção e Recuperação das Nascentes tem parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a Votorantim Energia, Instituto Votorantim, ONG Pé de Planta e Concessionária Águas de Votorantim.



Nascentes abastecem, inclusive, a Represa de Itupararanga (Foto: Secom Votorantim /Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim