quinta-feira, 20 de outubro de 2016

INCLUSÃO - Alunos de escola do Rio Acima disputam partida de vôlei sentado

Os alunos da Escola Municipal Isabel Ferreira Coelho, localizada no Rio Acima, disputaram jogos de vôlei sentado, na tarde de quarta-feira (19), como parte do Projeto Paralímpico. As Olimpíadas e os Jogos Paralímpicos, realizados recentemente, no Rio de Janeiro, foram a inspiração para desenvolver trabalhos de educação inclusiva na unidade de ensino, explica a professora de educação física, Anália Sudário.
Todos os professores trabalharam, em sala de aula, a importância da inclusão. "Escolhemos o vôlei sentado porque pode ser praticado com os recursos já existentes, como quadra, rede e bola. Assim todos podem participar", detalha Anália.
De acordo com o coordenador pedagógico da unidade de ensino, Everson Garcia, a integração entre os alunos é importante para que eles entendam que é preciso incluir as pessoas em todas as atividades, seja no esporte, no lazer ou no dia a dia. "No ano passado tivemos um cadeirante na escola e ele participava de tudo. No ano que vem serão dois que estarão incluídos", conta.
As atividades contaram com o apoio da diretora da escola, Tosca Duarte Arantes, e teve a presença da ex-jogadora Josiane. Ela, que atuou em várias equipes, entre elas Leite Moça e Leites Nestlé, ambas de Sorocaba, conquistou muitos títulos e foi eleita diversas vezes a melhor jogadora, conversou com os alunos sobre os benefícios do esporte para toda a vida. Josiane trabalhou junto à equipe brasileira de vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos 2016. "É uma iniciativa sensacional a desta escola: desde cedo criar a conscientização sobre os deficientes", afirma.
Para os alunos do quarto ano, Oswaldo, 9 anos, e Amanda, 10, jogar o vôlei sentado foi divertido e difícil ao mesmo tempo. "Tivemos de usar toda força nos braços e não no corpo", comenta Amanda. "É mais difícil do que o vólei que a gente joga em pé, mas é muito interessante", acrescenta Oswaldo.

Secretaria de Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim