segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cerca de 200 escoteiros participam de mutirão em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul


Jovens de sete estados do país participaram do encontro - PEDRO NEGRÃO

Cerca de 200 jovens escoteiros de sete estados do Brasil participaram neste final de semana do Mutirão Regional Pioneiro de São Paulo, no Jardim Novo Mundo, em Votorantim. O evento, organizado pelo movimento escoteiro, visa propiciar a prática do "servir", lema dos pioneiros, como são chamados os escoteiros com idade entre 18 e 21 anos.

Desde a manhã de sábado (17) até ontem à tarde, os jovens participaram -- e ministraram -- oficinas de qualificação profissional junto à comunidade. As oficinas oferecidas aos moradores do bairro foram em áreas como horta vertical, aproveitamento de alimentos, pintura, artesanato, criação de currículos, pizzaiolo e assentamento de bloco cerâmico. De acordo com Fábio Sola Aro, integrante do 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba, a ideia de qualificar as famílias interessadas partiu dos próprios jovens. "Em vez de fazer uma ação e ir embora, como reformar uma escola, eles resolveram deixar um legado para a comunidade, qualificando e ampliando as possibilidades de trabalho e aumento da renda", destaca.

Além de pioneiros de São Paulo, o encontro reuniu jovens de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Os escoteiros ficaram acampados no Lar e Escola Monteiro Lobato e as oficinas foram ministradas no Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi. "O que me trouxe aqui foi a vontade de ajudar o próximo", comentou Fabrício de Toledo Marcondes, morador de Caçapava. José Jorge Cavalcante Lopes, de 20 anos, saiu de Porto Alegre (RS) na quarta-feira e viajou mais de mil quilômetros para exercer a solidariedade e, ao mesmo tempo, rever amigos do movimento escoteiro. "A troca de experiências de vida com outras realidades é uma coisa muito boa e enriquecedera", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim