terça-feira, 30 de agosto de 2016

Sesi sedia Encontro de Contadores de História

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama

O evento, que tem entrada franca, trará palestras e apresentação de 12 artistas convidados - DIVULGAÇÃO

A colcha de retalhos narrativos alinhavados por contadores de histórias de Sorocaba e região será compartilhada gratuitamente com o público no 1º Encontro de Contadores de Histórias - Tecendo Histórias, que ocorre sexta (2) e sábado (3) no teatro do Sesi (rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal).

Idealizado pelo contador de histórias e bonequeiro sorocabano Dan Camargo, o evento visa promover o intercâmbio entre contadores de histórias e celebrar o momento de efervescência que essa arte vive na região. Realizado com apoio do Sesi-SP, o evento com caráter formativo ocorrerá na sexta-feira com palestras destinadas a estudantes e profissionais da pedagogia, artistas e demais interessados. Já no sábado, a programação será focada principalmente ao público infantil e terá apresentação de doze artistas convidados.

Na sexta-feira, o encontro começa às 19h com apresentação do violeiro Zeca Collares e dos contadores de histórias Zé Bocca, de Votorantim, e Sônia Jaqueline Oliveira, de Porto Feliz. Em seguida, haverá palestra com a pedagoga Maria Cristina Perez Vilas, que vai abordar as diferenças entre o contar e ler histórias, e do professor do curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba (Uniso), Roberto Samuel Sanches, que falará sobre o por que contamos histórias.

Já no sábado, o evento aberto às famílias terá apresentações de alunos de Pedagogia da Uniso, dos grupos Cia. Palavra Mágica e Narrando e Encantando e dos contadores de histórias Dan Camargo, contadoras Andrea Alves, Júlio Scandolo, Fabiana Chaves. Nos intervalos das apresentações haverá intervenção artística do músico e clow Oddi Lucio. "Será uma verdadeira maratona de contação de histórias", define a agente de atividades culturais do Sesi Sorocaba, Maria Elidia Athayde Amorim.

Integrante da comissão organizadora do Tecendo Histórias, a jornalista e contadora de histórias Andrea Alves destaca que essa é a primeira vez que Sorocaba sedia um encontro com intuito de mapear e estreitar os laços entre os contadores de histórias que atuam na região. "É uma atividade interessante porque cada um tem seu estilo, seus propósitos, seu modo de trabalhar. Precisamos conhecer quem são essas pessoas que contam história atualmente", defende.

Contador de histórias há 16 anos, o ator Zé Bocca reconhece que atualmente as narrativas orais vivem um "boom" que pode ser constatada no número crescente de profissionais e de atividades realizadas em diversos estabelecimentos , como shoppings, livrarias e até bares -- neste último caso, com histórias para o público adulto. "A oralidade tem retomado sua importância que sempre teve na história exatamente no momento em que a informação instantânea, tecnológica, chega ao seu ápice", comenta.

Para sexta-feira, as reservas antecipadas já podem ser feitas pelo site www.sesisp.or.br, no ícone "Meu Sesi". Os ingressos remanescentes serão distribuídos no local com uma hora de antecedência. Já no sábado a entrada será livre, conforme a capacidade do teatro , que é de 258 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim