sexta-feira, 1 de julho de 2016

Apresentações marcam inauguração de Escola de Música

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama


 Com 960 metros quadrados, espaço está instalado no Jardim Icatu - PEDRO NEGRÃO
  Escola tem sala dedicada às obras originais do artista Ettore Marangoni - PEDRO NEGRÃO

 Marcelo Domingues, secretário da Cultura - PEDRO NEGRÃO



Com intervenções, performances e apresentação da camerata de cordas do Projeto Guri, será inaugurado nesta sexta-feira (1), às 19h, a Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, em Votorantim. Situado na rua São João, 649, no Jardim Icatu, o prédio também abrigará o Museu Histórico e a sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).

De acordo com o secretário Marcelo Domingues, titular da Sectur, inicialmente a escola terá capacidade para atender 220 alunos (120 por meio do projeto Guri) nos cursos de coral, violino, viola, violoncelo, flauta, piano, percussão, violão, viola caipira e teoria musical.

Embora a solenidade de inauguração do equipamento esteja agendada para hoje, as inscrições para os cursos serão abertas somente na segunda quinzena de julho. O início das aulas, segundo Domingues, está previsto para o início de agosto. A forma como será feita a seleção dos alunos, como sorteio ou testes de aptidão, e eventuais critérios sociais, como faixa de renda, idade e escolaridade, ainda estão sendo definidos pelos funcionários da secretaria.

Apesar da parceria que prevê a cessão de salas para o polo do Projeto Guri -- programa sociocultural mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo --, Domingues destaca que a gestão do equipamento será totalmente feita pela Sectur, que já iniciou o processo de contratação de professores (pessoas jurídicas) por meio de contrato de prestadores de serviços. "Esse é o primeiro passo. É a pedra fundamental, mas acredito que, ao longo do tempo, a escola cresça e tenha uma gestão autônoma, com subvenção da prefeitura", comenta.

Com 960 metros quadrados e dois pavimentos, a Escola Municipal de Música funcionará em uma propriedade particular, cujo o aluguel, segundo Domingues, gira em torno de R$ 14 mil. "O prédio onde a Secretaria estava, antes de se mudar para cá, também era alugado. Então, foi uma boa oportunidade, porque a gente conseguiu juntar tudo no mesmo espaço. Neste momento, a prefeitura também não teria condições de construir um prédio próprio", defende o secretário.

As reformas e adequações do prédio, que até ano passado abrigava uma escola particular, foram realizadas pelo proprietário. Já os investimento da Sectur, em mobiliário e materiais de apoio, segundo Domingues, foi na ordem de R$ 100 mil.

Com cinco salas de aula, a escola terá um espaço aberto à comunidade para pesquisa, com biblioteca e videoteca -- incluindo o acervo completo do Cinefest Votorantim -- e um espaço multi-cultural, com capacidade para 100 lugares que poderá utilizado para oficinas, ensaios e apresentações.

Além da sede da Sectur, o prédio também passa a abrigar o novo Museu Histórico, que ficará aberto à população a partir de segunda-feira (4). Dividido em quatro ambientes, o acervo foi totalmente reformulado com o intuito de contar a história de Votorantim. Além de apreciar objetos, o visitante poderá conferir recursos multimídia, como a projeções de filmes históricos e áudio de músicas relacionadas ao movimento de emancipação. De acordo com Wesley Carlos da Silva, responsável pelo Museu, o novo espaço terá uma sala dedicada exclusivamente às obras originais do artista plástico Ettore Marangoni. O museu também reunirá peças ligadas ao time de futebol Savoya, às indústrias de tecido e de cimento e à represa de Itupararanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim