quarta-feira, 29 de junho de 2016

Residência Terapêutica, Caps-i serão inaugurados nesta sexta

Ampliado e reformado, o centro cirúrgico vai funcionar na Zoonoses e aumentar ainda mais o número de castração
(Por AI Prefeitura de Votorantim)



A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou para esta sexta-feira (1º) a inauguração de uma residência terapêutica, do Caps-i, além da ampliação do centro cirúrgico do setor de Zoonoses. As solenidades estão marcadas para o período da tarde.

Às 15h será inaugurada a Residência Terapêutica que vai funcionar na rua Leônidas de Góes Vieira, 38, Jardim Paraíso. O local será destinado aos pacientes que hoje estão internados nos hospitais psiquiátricos da região. Nele, serão abrigados como moradores somente pessoas do sexo masculino. Nove virão do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz (Sorocaba) e mais um do Vale das Hortências (Piedade).

O atendimento, que começa na próxima segunda-feira (4), será no sistema de gestão. A administração ficará a cargo do Naep (Núcleo de Atenção Especializada Psicossocial), organização social de Votorantim. A Residência Terapêutica contará com quatro cuidadores e um técnico em enfermagem.

A secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, explicou que a inauguração é mais uma etapa cumprida da adesão do município à RAP (Rede de Atenção Psicossocial). O programa prevê a desativação dos hospitais psiquiátricos e visa oferecer uma alternativa de tratamento mais humana e que proporcione aos pacientes maior proximidade com a família e com a sociedade.

Ainda segundo ela, os abrigados em residências terapêuticas passam por um processo de socialização e de integração social que os levam à reconquista da cidadania. "Dos 48 municípios que compõem a nossa região, apenas Votorantim já está concluindo a adesão à RAP", afirma.

CAPS-i

Para atender crianças e adolescentes de ambos os sexos e que possuem distúrbios mentais, o Caps-i (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) vai funcionar, também a partir de segunda-feira (4), na rua Sete de Setembro, 340, Parque Bela Vista. A inauguração será às 16h desta sexta-feira (1º). O local contará com médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social e psicólogo. "Para esta faixa etária, os atendimentos já eram feitos no Ambulatório de Saúde Mental e a partir de segunda passam para o Caps-i", ressalta Izilda.

ZOONOSES

Ainda nesta sexta-feira, às 14h, será entregue a ampliação e a modernização do centro cirúrgico do setor de Zoonoses. O local passará a contar com duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação e uma sala de observação dos animais. As benfeitorias, diz Izilda, são reivindicações antigas da equipe que trabalha no local. "Esta ampliação e modernização vai permitir o aumento no número de castração, o que já vem ocorrendo na cidade desde 2014", conclui a secretária. O Centro de Controle de Zoonoses atende na avenida Santo Antônio, s/nº, Barra Funda.

SERVIÇO

Nesta sexta-feira, 1º de julho

14h – Ampliação do centro cirúrgico da Zoonoses – avenida Santo Antônio, s/nº, Barra Funda

15h – Inauguração da Residência Terapêutica - rua Leônidas de Góes Vieira, 38, Jardim Paraíso

16h – Inauguração do Caps-i - rua Sete de Setembro, 340, Parque Bela Vista


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim