quinta-feira, 30 de junho de 2016

Busca por vagas de trabalho na Canadian provoca filas

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães

Interessados em trabalhar na multinacional procuram informações nas agências, como na Vale RH - EMÍDIO MARQUES


A busca por uma oportunidade de trabalho, em época de desemprego, faz muita gente ter esperança de ser contratada pela nova empresa que irá se instalar em Sorocaba, a Canadian Solar. Em reportagem publicada no dia 17 de junho, a empresa de equipamentos de energia solar anunciou que vai gerar 400 novos empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 24, houve 1.917 demissões na cidade nos primeiros cinco meses deste ano, enquanto nos últimos doze meses esse número foi de 11.563.

+Empresas recebem currículo para multinacional em Sorocaba+Empresa vai gerar 400 empregos em Sorocaba

Dezenas de pessoas enviaram durante todo o dia de ontem currículos para a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul com a intenção de concorrer a uma das vagas, por acreditarem que o jornal também estaria recolhendo currículos para a empresa. Essa confusão se deve à reportagem publicada terça-feira no site do jornal sobre três agências de recursos humanos que estão recebendo os currículos para essa finalidade.

Em breve, um processo de pré-seleção deverá ser iniciado para que os candidatos que correspondam ao perfil das vagas anunciadas pela Canadian sejam chamados para entrevistas. As empresas de recursos humanos e a Canadian, entretanto, não confirmaram à reportagem o número exato de vagas nem quando devem iniciar as entrevistas.

Enquanto não se inicia esse processo, a Valle RH, que fica na rua Voluntários de Sorocaba, 150; o Grupo Panna, localizado na avenida Juscelino Kubitschek, 660; e a Desafio, na rua Pandiá Calógeras, 410, Jardim Vergueiro, estão recebendo os currículos para a empresa. O candidato interessado deve informar nas agências que é para a Canadian.

"A seleção ainda não abriu, mas estamos recebendo muitos currículos", afirma a auxiliar de seleção da Valle, Gabriela Fernanda Ribeiro. Ela, inclusive, comentou que a oportunidade é muito boa para quem não tem experiência e para quem quer mudar de área. Desde o anúncio da Canadian, formam-se filas todos os dias em frente da agência. Em fevereiro do ano passado, Sorocaba registrou grande movimento de candidatos na porta de outra empresa de recrutamento por conta do anúncio de 270 vagas para outra multinacional que não exigia experiência. Na ocasião, cerca de dez mil pessoas formaram filas.

No Grupo Panna, a gerente da unidade, Flávia Dutra, confirmou o recebimento de currículos para a Canadian, porém disse que não poderia fornecer mais detalhes a pedido da multinacional, que quer esperar o melhor momento para divulgar, oficialmente, as contratações de novos empregados para o início da produção, que começa dentro de três meses nas dependência da Flex, situada na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho).

Em função da boa fama, a chancela Flex tem atraído muitos candidatos para uma das vagas anunciadas pela Canadian. O técnico de engenharia Carlos Eduardo Rodrigues, de 21 anos, é um exemplo. Trabalhou por um ano e dez meses na Flex como técnico de engenharia júnior, mas no começo deste ano foi dispensado em razão de cortes. Agora, porém, renova as esperanças de voltar a trabalhar no parque fabril da Flex, ainda que como funcionário da Canadian.

"Eu trabalhava na manutenção das insersoras de componentes eletrônicos e gosto muito da Flex", afirma o rapaz que mora em Votorantim e esteve, na terça-feira, na Valle, para deixar um currículo. "Agora, é torcer os dedos e continuar buscando uma recolocação", afirma. Ele estava acompanhado de uma irmã, que não quis dar entrevista, mas disse que também busca uma recolocação no mercado de trabalho, porém não na Canadian: "A minha área é outra", diz ela.

A Canadian, uma das maiores do mundo em energias renováveis, deve iniciar em setembro a produção de painéis solares em Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim