segunda-feira, 2 de maio de 2016

Após Dia D, vacinas esgotam em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

População foi pega de surpresa com a falta de vacina nesta segunda-feira, na UBS da Vila Jardini - PEDRO NEGRÃO


As pessoas que procuraram os postos de saúde em Sorocaba e Votorantim nesta segunda-feira (02) foram pegas de surpresa com a falta da vacina contra a gripe em algumas unidades. Em Votorantim, todas as dez mil doses disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde foram aplicadas no grupo de risco, nessa primeira etapa da campanha. Somente no sábado, com a realização do Dia D de combate ao vírus Influenza foram aplicadas 9.637, sendo 4.040 crianças 6 meses a 4 anos, 459 gestantes 155 puérperas, 455 trabalhadores da saúde e 3.962 pessoas acima de 60 anos. 

Segundo a assessoria de imprensa de Votorantim, a orientação é para que a população aguarde a chegada de nova remessa da vacina. "A campanha será retomada na quarta-feira, dia 4, pois o Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Sorocaba nos confirmou que mais uma grade de vacinas chegará hoje (segunda) à tarde vinda de São Paulo e que amanhã (terça) irão distribuir aos 20 municípios da região de Sorocaba", diz a nota. 

Em Sorocaba

Em alguns postos de saúde de Sorocaba, as vacinas também estão esgotadas. A população que procurou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Jardini, Márcia Mendes, Jardim Simus, Júlio de Mesquita e Vila Angélica, voltou para casa sem a vacina.

Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), até às 14h de sábado (30) tinham sido imunizadas 23.794 pessoas que se enquadravam no grupo de risco, entre eles, os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Na UBS do Wanel Ville a vacina acabou por volta das 16h de sábado.

A orientação da Secretaria da Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, é priorizar, nesse primeiro momento, as pessoas que se enquadram no grupo de risco. A partir do dia 9 as equipes de saúde deverão imunizar também os pacientes que têm algum tipo de doença crônica. Até o dia 20 de maio todos os grupos de risco poderão ser imunizados. A meta da Prefeitura de Sorocaba é chegar, se possível, aos 100% da utilização das doses de vacina no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim