quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CineFest Votorantim começa na próxima segunda-feira

A 10ª edição do CineFest Votorantim, que será de 15 a 27 deste mês, já tem a programação completa definida. A Mostra Paralela e Mostra Um Minuto terão sessões ao ar livre, sempre às 20h do dia 15 a 19, na Vila Nova, Jardim Tatiana, Green Valey, Itapeva e São Lucas.

Dia 20 será a abertura oficial do evento com as mostras competitivas no Teatro Municipal Francisco Beranger que, para fechar a noite, recebe show do cantor pernambucano Otto. A Mostra Inclusiva, promovida especialmente para os espectadores com necessidades especiais – visual e auditiva -, exibirá o filme pernambucano "A História da Eternidade", dia 21, com a presença do diretor Camilo Cavalcante.

As inscrições para participar das oficinas já começaram e podem ser feitas pelo e-mail: oficinas@cinefestvotorantim.com.br. As atividades serão realizadas no Sesc Sorocaba com importantes nomes da produção cinematográfica. André Siqueira, referência na direção de atores, coordena a oficina Interpretação para Cinema, com duração de dois dias. A diretora Raquel Valadares também comanda a oficina Rodando Um Curta, que será durante quatro dias. O curta produzido pelos alunos na oficina será exibido no último dia do festival. Já o workshop de animação será com o designer Felipe Luvizotto. A palestra "Desafios do Cinema Nacional" será comandada pelo diretor e produtor Paulo Sergio Silva.

No Teatro Municipal Francisco Beranger será promovido o fórum "Produzindo Cinema no Interior". O encontro, mediado pelo cineasta Marcelo Domingues, contará com grandes nomes na mesa como Edson Cortez, diretor da faculdade Ceunsp; o ator Paulo Betti; Rodrigo Gerace, doutor em cinema; Itamar Borges, produtor responsável por grandes festivais de cinema, como o Festival Nacional de Cinema Ambiental, e Zita Carvalhosa, fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e diretora da Superfilmes.Também serão promovidos debates no auditório do teatro com os responsáveis pelos curtas exibidos nas mostras regional, nacional e ambiental.

Lembrando que as atividades no Teatro Municipal de Votorantim e a palestra "Desafios do Cinema Nacional", que será no Sesc Sorocaba, não necessitam de inscrição prévia. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Já para participar das oficinas é necessário fazer inscrição.

NOVIDADES

Nesta edição do CineFest a estrutura contará com palco externo onde serão realizados shows diários durante a noite entre os dias 20 e 27, sempre após as mostras. "Para abrir o evento contaremos com o Otto, um grande nome da música brasileira. Ainda teremos muito talento sorocabano com os grupos Maracatu Vila Leão, Super Jam, Trio Macaíba, Família Pereira e Maria Madame. Na noite de encerramento, Paula Cavalciuk", explica Douglas Garcia, coordenador geral do evento. "Achamos importante essa confraternização, pois além do público, os responsáveis pelos filmes que são de outras regiões estarão aqui. Vamos festejar juntos com muita música boa."

A organização do evento promete agradar não só os mais variados gostos musicais como também muitos paladares, com a chamada Sessão Paladar. Um espaço gastronômico comandado pelos chefes da Capibaribe - Cozinha e Arte e Valentes – Sabores da Amazônia, que servirão um cardápio variado e cinematográfico. "Serão lanches, massas, tapiocas, tudo inspirado em nomes que homenageiam o cinema nacional e internacional. É uma maneira de brincar com o público e, mais uma vez, agregar a cultura do cinema até na hora de comer", comenta Douglas, acrescentando que haverá opções sem carne para os vegetarianos.

Outra novidade apresentada pelo festival será a possibilidade de o público votar nas categorias júri popular por meio de tablets que ficarão disponíveis no Teatro Municipal. Os selecionados para as mostras competitivas – nacional, regional e ambiental - serão avaliados pelo júri especializado que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thais Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo.Os filmes vencedores nas categorias de melhor curta nacional, regional, ambiental e júri popular serão anunciados na noite de encerramento e premiados com R$ 3 mil.

A programação completa do festival, bem como mais informações sobre as oficinas e outras atividades, estão disponíveis no site www.cinefestvotorantim.com.br. O CineFest é realizado pela Totem Cultural e Governo do Estado, com correalização da Prefeitura de Votorantim e conta com o apoio institucional do Sesc Sorocaba.

O CINEFEST

O festival teve a primeira edição como "Curta Vídeo Votorantim", em 2004. Devido ao grande sucesso ao longo dos anos, transformou-se, em 2009, em um festival de abrangência nacional, passando assim a se chamar "CineFest Votorantim". Na última edição, realizada em 2014, o 9° CineFest Votorantim teve a duração de sete dias, atingiu 2.700 pessoas, recebeu mais de 360 inscrições, selecionando e exibindo 60 curtas.

O evento tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a difusão de obras audiovisuais produzidas na região e no Brasil, incentivar a formação de profissionais por meio de debates, oficinas, workshops e discussões sobre novas tendências e linguagens. Além de fomentar a formação de público na área do audiovisual por meio da realização de graça de um festival de cinema e promover a cultura criando maior acessibilidade ao cinema no interior paulista.

Foto: Paula Mariane

Secom Votorantim

--  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim