quarta-feira, 25 de novembro de 2015

10ª edição do CineFest Votorantim bate recorde no número de inscrições

Festival de curtas recebeu filmes de 23 estados brasileiros e alcançou a marca de 660 inscritos, o maior número entre todas as edições


O período de inscrições para o 10ª CineFest Votorantim se encerrou na última sexta-feira (20) com recorde de inscritos. No total, foram 660 filmes, maior número entre todas as edições do festival, quase o dobro da edição passada. 23 estados brasileiros marcaram presença, sendo São Paulo o que mais enviou material, seguido por Rio de Janeiro e Pernambuco. A região de Sorocaba participa da seleção com 60 curtas. Dos 660 inscritos, 177 são documentários, 69 animações e 414 ficções. A lista de filmes selecionados para o festival será anunciada no dia 20 de dezembro. O CineFest é realizado pela Totem Cultural, Governo do Estado e Prefeitura de Votorantim, além de contar com os apoios do Proac, Ceunsp e SESC Sorocaba.

A organização do CineFest vê o recorde como uma grande conquista. "Por ser a 10ª edição do evento, estamos preparando uma festa especial, uma grande celebração. O mais bacana de realizar um festival é promover o encontro, troca de experiências,  e desta vez, mais do que nunca, teremos tudo isso", comenta Douglas Garcia, coordenador geral.

O evento conta com a premiação no valor de R$ 3 mil para cada filme vencedor das mostras competitivas - mostra nacional, regional,ambiental e júri popular. O CineFest, que acontece de 15 a 27 de fevereiro no Teatro Municipal Francisco Beranger, também contará com exibições nos bairros de Votorantim, na Praça de Eventos e na Pedreira Icatu. Na programação estão previstas novidades, como um espaço gastronômico, e shows musicais.

Os filmes selecionados para as mostras competitivas – mostra nacional, regional e ambiental - serão avaliados pelo júri especializado que conta com a participação de nomes como Paulo Aranha, Ricardo Camargo, Thais Emília, Cássio Starling, Itamar Borges e Nelson Toledo. E, como novidade nessa 10º edição, as obras que não forem selecionadas para disputa dos prêmios ainda poderão participar das mostras paralelas que serão exibidas nos bairros de Votorantim.

A programação da décima edição terá a duração de 13 dias e será composta por: Mostra Pindorama: mostra competitiva nacional; Mostra Cachoeira: mostra competitiva regional; Mostra Raízes: mostra competitiva ambiental; Mostra Paralela: exibição de curtas-metragens nos bairros de Votorantim; Mostra Inclusiva: exibição audiovisual com áudio e vídeo descrição; Mostra Um Minuto: exibição de vinhetas criadas por alunos do Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Votorantim; Fórum: "Produzindo Cinema no Interior"; Debates: conversa entre realizadores e público em geral; Oficinas e Workshops: "Animação", "Interpretação para cinema" e "Rodando um Curta".

Para mais informações sobre as inscrições, o regulamento está disponível no site: www.cinefestvotorantim.com.br.

O CineFest Votorantim

O festival teve sua primeira edição como "Curta Vídeo Votorantim" no ano de 2004. Devido ao seu grande sucesso ao longo dos anos, transformou-se em 2009 em um festival de abrangência nacional, passando assim a chamar-se "CineFest Votorantim". Na última edição, que ocorreu em 2014, o "9° CineFest Votorantim" teve a duração de 7 dias, atingindo 2,7 mil pessoas, recebeu mais de  360 inscrições, selecionando e exibindo 60 curtas.

O festival tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e difusão de obras audiovisuais produzidas na região e no Brasil, incentivar a formação de profissionais por meio de debates, oficinas, workshops e discussões sobre novas tendências e linguagens. Além de fomentar a formação de público na área do audiovisual por meio da realização gratuita de um festival de cinema e promover a cultura criando maior acessibilidade ao cinema no interior paulista.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim