terça-feira, 1 de setembro de 2015

Câmara de Votorantim questiona cancelamento do Programa 'Educação em Tempo Integral'

Diário de Sorocaba

Foto: AI/PMI

O presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Eric Romero (PPS), está questionando o governo do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) sobre o motivo do cancelamento do Programa "Educação em Tempo Integral" nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O requerimento foi apresentado, segundo informou Eric Romero ao DIÁRIO, em virtude dos diversos questionamentos que tem recebido de mães que dão apoio e contam com os benefícios do Programa. Elas relataram ao presidente do Legislativo votorantinense que antes podiam ficar tranquilas em seus locais de trabalho enquanto as crianças estavam nas escolas, realizando atividades para mais aprendizagem e, consequentemente, não estariam à toa nas ruas. É o caso da sra. Divani Regina da Cruz Barbosa, que trabalha como faxineira durante o dia e agora seu filho, que estuda na EMEF Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos, tem que ficar em casa sozinho. 

Já o sr. Expedito Alves da Silva reforçou junto ao vereador Eric Romero a importância das crianças estudarem em tempo integral. "Quando eu era criança não tive o estudo que essas crianças têm hoje, com o tempo integral. Eu ficava tranquilo em saber que minha filha estava dentro da Escola realizando tarefas pedagógicas e outras atividades esportivas. Mas agora não sei o que aconteceu, não sei de quem depende o retorno do tempo integral. Também não sei como é que vai ficar, mas seria muito bom se as crianças continuassem com esse benefício", acrescentou Expedito. 

`EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL' - Desde de 2014, as oficinas do Programa "Educação em Tempo Integral" foram direcionadas aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Votorantim. De manhã, os alunos frequentavam as aulas regulares, com refeições feitas na própria unidade escolar, e a participação nas atividades do Programa ocorriam no período da tarde, contando também com a orientação pedagógica, no cumprimento das tarefas escolares. 950 alunos de 17 escolas já eram beneficiadas com o Programa desde 2010, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Planeta Educação.

O vereador Eric Romero menciona ainda em seu requerimento que está sendo enviado à Prefeitura que outros vereadores também receberam muitas mães em seus gabinetes para abordarem o mesmo tema e, sensibilizados com a situação enfrentada pelos pais dos alunos, igualmente o assinaram como co-autores, como Pedro Nunes Filho (PDT), Marcão Papeleiro (PT), Joãozinho Queiroz (PT), Lê Baeza (PV) e Heber Martins (PDT). "Algumas informações já conseguimos. Sabemos que o contrato com a Planeta Educação venceu, pois encerrou-se o seu período de vigência de 5 anos e, agora, há essa necessidade de uma nova empresa para desenvolver as oficinas e os programas integrais. No entanto, o que ocorreu é que o edital para a contratar essa nova empresa foi suspenso e tomamos conhecimento que a suspensão foi em virtude da contenção de gastos. Sabemos também que o País enfrenta uma crise e há necessidade de ajustes nas prioridades do Governo Municipal, no entanto, no meu entender, a Educação é uma prioridade. O Governo deve buscar outras alternativas, no sentido de cortar gastos", coloca o presidente da Câmara.

Eric também destaca que o Programa é de grande importância para a população de Votorantim "e esta atitude tomada pela Prefeitura era totalmente previsível, mesmo assim os pais dos alunos foram informados de forma inesperada, pois na quarta-feira receberam a notícia e, na quinta, já não teriam mais o período integral". Dentre outros itens, o vereador questiona em seu requerimento a possibilidade de se substituir o `Escola Integral' por outro programa do mesmo segmento e a previsão para sua substituição, a existência ou não de verba orçamentária para realizar os pagamentos do Programa e ainda se é proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim