segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cerca de 120 funcionários da rede municipal de saúde passam por capacitação para curativos em feridas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza pela primeira vez uma capacitação de curativos em feridas de úlceras varicosas, na qual participam cerca de 120 funcionários da rede municipal de saúde (enfermeiros e auxiliares). O curso começou no dia 24 e irá até o dia 9 de setembro. Foram convidados também os funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento e do Hospital Municipal. A capacitação é ministrada pela Sesa, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), e Universidade de Sorocaba (Uniso).

As aulas ocorrem neste momento na Unidade Básica de Saúde do Jardim Archila, nos períodos da manhã e tarde, e a participação dos funcionários da rede municipal é obrigatória. A diretora do Departamento de Enfermagem da Sesa, Flavia Victaliano Zalla, conta que a intenção dessa capacitação é descentralizar o atendimento, pois desse modo todas as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão aptas a realizar estes curativos.

As úlceras varicosas, em sua grande maioria, são consequências do agravamento de problemas de circulação. Essas lesões ocorrem principalmente nas regiões próximas ao tornozelo e que, com a piora do quadro, geram úlceras que frequentemente cronificam pela falta de cuidados. O tratamento adequado costuma ser longo e requer acompanhamento médico, com curativos diários e repouso com as pernas elevadas.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim