terça-feira, 30 de junho de 2015

Alunos de curso gratuito de culinária recebem diploma

A turma de 16 alunos de culinária do projeto Forno e Fogão concluiu o curso na manhã desta terça-feira (30), o qual foi realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). As aulas eram gratuitas e aconteceram no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), localizado na avenida Luiz do Patrocíno Fernandes, no Rio Acima.
A festividade para receber o diploma foi caracterizada em clima de festa junina, inclusive com comidas típicas feitas pelos próprios alunos. Foram, no total, dois meses de curso, resultando em 40h de aprendizado.
A secretária de Cidadania e Geração de Renda, Ana Criguer Rodrigues, que na oportunidade representou o prefeito Erinaldo Alves da Silva, destacou que a Prefeitura estará sempre de braços abertos a novas parcerias que estimulem a população a fazer cursos gratuitos, pois, com isso, irão adquirir conhecimento e assim poderão gerar uma renda financeira. Já a diretora de Sustentabilidade da Apas da região de Sorocaba, Fabiana Malucho, agradeceu o empenho e dedicação dos alunos, da professora e da prefeitura por terem realizado o Forno e Fogão.
No curso foram trabalhadas técnicas e criatividade, como frisou a professora e chefe de cozinha, Vanessa Bueno Godoi. "Na última aula os alunos receberam os ingredientes e, a partir dali, tinham que produzir uma comida com a própria criatividade." Vanessa disse também que foi elucidado como fazer pratos com peixes, massas, congelados, sopas, entre outros, tudo podendo ser aproveitado para ser vendido pelos alunos no futuro, caso se interessem. Além disso, um avental e uma apostila com dicas e receitas foram fornecidas aos estudantes gratuitamente.
Um exemplo de que seguirá na carreira de cozinheiro após praticar o curso é Carlos Henrique Bartelz, que está desempregado. Ele contou que participar do Forno e Fogão abriu sua cabeça, tanto que agora irá abrir um restaurante, mas em outro país. "Meu irmão mora na Cidade do México, capital daquele país, e eu irei para lá montar um restaurante de comidas típicas brasileiras com minha esposa, que também cursou o Forno e Fogão." O casal, que está junto há seis anos, levará consigo o filho de um ano.
Outra pessoa que seguirá na área é Luciana Bonifácio. "Estou desempregada no momento, estava trabalhando como merendeira. Quando fui demitida, no começo do ano, entrei em depressão, mas o curso me ajudou a superar isso." Luciana falou que o Forno e Fogão a ajudou a atualizar-se no mercado e, assim, tentará ingressar nesse ramo. "Aprendi até que não se pode usar perfume na cozinha, pois atrapalha ao sentir o aroma da comida. Com certeza adquiri muito conhecimento e irei utilizá-lo", complementou.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim