quinta-feira, 21 de maio de 2015

Professores em greve fazem novo protesto

Jornal Cruzeiro do Sul

Grupo protocolou denúncias - ALDO V. SILVA
Mais fotos...

Cerca de 30 professores da rede estadual de ensino, em greve há cerca de 70 dias, fizeram novo protesto na manhã desta quinta-feira em Votorantim. O grupo se concentrou na avenida São João, por volta das 9h, de onde saiu em caminhada até a sede da Diretoria de Ensino para protocolar denúncias contra a Secretaria Estadual da Educação sobre alunos que tiveram notas atribuídas mesmo não tendo assistido aula durante o período da greve.

Durante a caminhada, uma parte da pista foi interditada, provocando congestionamento no trânsito. A manifestação não contou com o apoio de agentes de trânsito. Na frente da Delegacia de Ensino, que fica na rua Pedro Trinca, três viaturas da Polícia Militar fazem a segurança no local. Como o prédio estava fechado, representantes dos professores tiveram que entregar o manifesto no setor de protocolo, que fica na parte externa. Manifestantes cobraram abertura do prédio, por se tratar de um espaço público, o que provocou um pouco de tensão, mas não houve confronto e o acesso dos manifestantes ao local foi liberado.

Os professores permaneceram na frente da Diretoria de Ensino com cartazes e carro de som, anunciando o motivo da mobilização. Segundo os grevistas, o movimento será mantido até que o Governo do Estado atenda as reivindicações. Os professores cobram 75% de aumento salarial. Segundo a Apeoesp, o governo não ofereceu nenhuma proposta de reajuste e apenas sugeriu um acordo, para dividir a quantidade de alunos em algumas salas para diminuir a superlotação.

Os professores também denunciam o desconto de 17 dias de greve na folha de pagamento. Decisão do Tribunal de Justiça de SP teria obrigado o Governo do Estado a remunerá-los. Ontem, no entanto, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, atendeu o pedido da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e derrubou a liminar que impedia o desconto dos dias parados dos professores da rede estadual em greve. (Com informações de Simone Sanches)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim