quinta-feira, 21 de maio de 2015

Alunos do Proame recebem aula de Kung fu

Cerca de 30 alunos Programa de Amparo ao Menor (Proame) participaram na manhã desta quinta-feira (21), no Espaço do Integra Comunidade "Vinicius Cesar da Silva", no Vossoroca, de uma aula especial de kung fu, arte marcial que tem a filosofia de respeitar as pessoas, principalmente os pais, e de adquirir disciplina. O Proame atende 160 crianças no período da manhã e da tarde, somando todos os quatro núcleos, sendo no Promorar, Vila Garcia, Jardim Clarice e Itapeva. O programa é coordenado pela Secretaria de Educação e conta com o apoio das secretarias de Governo e Cidadania e Geração de Renda.

Os núcleos oferecem aulas de kung fu, canto, coral, teatro e apoio escolar. Conforme explicou a secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, a intenção do projeto é complementar e com isso oferecer atividades de interação social. A secretária de Educação informou também que as quatro unidades estão passando por reforma. "Na Vila Garcia e Itapeva serão entregues em breve".

Para que a criança ou adolescente participem, é necessário ter entre 6 e 16 anos e estar matriculada na escola. A secretária de Cidadania e Geração de Renda (Seci), Ana Criguer Rodrigues, contou que o Proame acontece durante o ano todo.

O diretor do Departamento de Juventude, Luciano da Silva, disse que "é sempre um orgulho receber este projeto no espaço onde é feito o Integra, onde também são feitas atividades voltadas ao bem-estar social".

O professor de kung fu Edgard Rodrigues Tiburcio elucidou sobre o que ele tenta passar para as crianças e o grau de importância da arte marcial, que tem a supervisão do mestre Amaral. "Aqui eu ensino o respeito e a disciplina, porque, com isso, pais e professores serão escutados com mais facilidade. Eu digo que somos uma família."

Quem pratica a arte marcial desde o início do ano é Henrique Nogueira Trindade, de 13 anos. Ele explicou o que o kung-fu mudou em sua vida: "Passei a falar menos palavrão e escutar mais meus pais". Tem o mesmo pensamento Ana Luiza Tel, de 9 anos. "O professor sempre fala pra termos disciplina e respeitar os mais velhos e eu faço isso."


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim