sexta-feira, 24 de abril de 2015

Homem que usou identidade falsa por 14 anos é preso

Jornal Cruzeiro do Sul
Esdras Felipe Pereira
programa de estágio

Luciano Fernandes Leme fugiu de uma penitenciária em Itapetininga em 2001, onde cumpria pena por latrocínio


Luciano Fernandes Leme - Reprodução

A partir do registro de um confuso caso de violência doméstica na Delegacia da Mulher (DDM) de Votorantim, a Polícia Civil da cidade, com apoio do Setor de Investigações Gerais (SIG), prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira (23) um homem que estava foragido desde 2001. Naquele ano, durante rebelião, o detento conseguiu fugir de uma penitenciária em Itapetininga, onde permanecia à época em regime fechado por ter participado de um latrocínio (roubo seguido de morte). Nestes 14 anos, Luciano Fernandes Leme, hoje com 34, usava identificação com outro nome. Agora, segundo a delegada titular da DDM, Adriana Souza Pinto, ele responderá criminalmente por uso de documento falso, além de voltar a cumprir os 22 anos e 7 meses relacionados à pena do primeiro crime cometido.

De acordo com a delegada titular da DDM, a esposa de Luciano elaborou, recentemente, dois boletins de ocorrência acusando o marido de tê-la agredido. Mais do que a violência doméstica em si - confirmada por meio de laudos médicos -, o que chamou a atenção da Polícia Civil foi que em cada uma das denúncias prestadas pela vítima, seu cônjuge apresentava um nome diferente. "Então o pessoal do cartório alertou os investigadores", afirmou Adriana.

Após o alerta, a polícia, por meio de uma base de dados, descobriu que Luciano utilizava Registro Geral (RG) no nome de Carlos, mas com uma foto própria de quando era jovem. "No sistema, Carlos constava como um homem pardo, mas Luciano não é", comentou a delegada. Adriana, inclusive, disse à reportagem que Carlos ainda não foi identificado para ser informado sobre toda a situação.

O flagrante

A prisão de Luciano aconteceu na empresa onde trabalhava - em Sorocaba - como torneiro mecânico. Conforme informou a Polícia Civil, ele operava uma máquina especial. "Nesses 14 anos ele fez uma série de cursos e tornou-se um ótimo profissional, tanto é que segundo o chefe dele a máquina vai ficar parada por um tempo", confidenciou um investigador. Ainda ontem, o acusado iria passar por exames para, em seguida, ser encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, em Aparecidinha.

Crime em 2001

Segundo o que foi apurado pela Polícia Civil, Luciano participou de um latrocínio de bastante repercussão em Itapetininga, há 14 anos. Na ocasião, ele e um comparsa teriam invadido a casa de um produtor de cebolas com o intuito de roubar R$ 50 mil. "Ele (Luciano) fala que enquanto estava procurando o dinheiro o companheiro matou o produtor com uma foice. Foi um crime bárbaro, mas se ele realmente não participou da morte efetivamente, hoje é difícil saber", declarou a delegada Adriana. Além da pena que irá cumprir pelos dois principais crimes que cometeu, Luciano também poderá sofrer outro processo por violência doméstica, já que sua esposa voltará a ser ouvida nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim