sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família do Jardim Cristal

Dentro da programação da celebração dos 50 anos de instalação do município de Votorantim, foi inaugurada, na tarde desta sexta-feira (27), pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva, a Unidade de Saúde da Família "Nelson Pedrozo da Silva", do bairro Jardim Cristal. A nova unidade inicia o atendimento a população a partir do dia 6 de abril.

A solenidade de inauguração, contou ainda com a presença da primeira dama e presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), Helena Amália da Silva; da secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes; presidente da Câmara, Eric Romero e demais vereadores, secretários municipais, membros do Conselho Municipal da Saúde e da Associação Amigos de bairro daquela região.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva destacou o trabalho realizado na cidade pela equipe da Saúde e todo o esforço que vem sendo realizado. O prefeito fez um breve relato da história do município em relação á saúde e frisou a municipalização a partir de 1987, com a construção as UBSs do Rio Acima, Vila Nova Votorantim, Itapeva, Parque Bela Vista, Jardim Serrano, entre outras. Ele disse ainda que a lei obriga destinar 15% do orçamento para a pasta, porém isso seria impossível e citou ainda que pretende em breve entregar as Unidades de Pronto Atendimento e UBSs. "Apesar das críticas fico feliz porque estamos dando atendimento digno de saúde a nossa população" ressaltou.

Para a secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, nunca se investiu tanto em saúde no município, como atualmente. "São 35% do orçamento disponibilizado para a Saúde e com isso agradeço todo o apoio destinado a esta pasta, pelo prefeito Erinaldo", disse. Izilda destacou ainda a importância da unidade para aquela região da cidade e falou da felicidade pelo fato da unidade receber o nome do Nelson Pedrozo, tendo em vista que os familiares estiveram presentes.

O objetivo desta nova unidade será o atender famílias abrangidas pelo Jardim São Lucas, Europa, Jardim Cristal, entre outros bairros próximos. Localizada entre as ruas Azolino Vieira e Élcia Pinto Rosa, terá, inicialmente, uma população estimada para o atendimento de cerca de 400 famílias.

O Programa de Saúde da Família será a base do atendimento na Unidade, que diferente das Unidades Básicas tradicionais, contará com equipe formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.

No evento, pessoas deram uma conferida no local e já estavam curiosas e ansiosas para saber quando poderiam se cadastrar na unidade. É o caso da costureira Terezinha Pereira Lima, que mora no Jardim Cristal, e da dona de casa Graice Cistina Zafalão, que reside no bairro Itapeva. "Isso vai nos ajudar muito, é uma conquista para o nosso bairro", disse Terezinha.

Também foi até a Unidade de Saúde da Família a dona de casa Daiane de Moura, residente do bairro Jd. Europa, mas para saber mais sobre o atendimento odontológico. "Pretendo trazer meu filho de 8 anos para ser atendido por um dentista", contou.

A estratégia da Unidade da Família tem por objetivo o atendimento voltado a prevenção das doenças de uma forma integral, não apenas com as consultas médicas mas com a participação efetiva de cada morador, educação em saúde, entre outros.

A unidade iniciará suas atividades com a realização do cadastro das famílias que ocorrerá casa a casa, a partir do dia 6 de abril. Os agentes comunitários de Saúde estão em processo de contratação, e assim que iniciarem suas atividades passarão a realizar o diagnóstico de saúde da área de abrangência que pertencerá a Unidade.

O novo espaço conta com recepção, consultórios odontológico, médico e enfermagem, salas de vacina, curativo e aerosol, entre outros. A previsão é realizar 900 consultas médicas/mês além das visitas domiciliares e consultas de enfermagem. Terá como unidade de apoio a UBS do Bairro do Itapeva, mas sua função principal é desafogar aquela Unidade.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim