quarta-feira, 4 de março de 2015

Nível de Itupararanga passa de 34% para 46% em um mês





A paisagem presente na represa de Itupararanga até o final deste ano não era vista há muito tempo - Pedro Negrão


O nível da represa de Itupararanga passou de 34% para 46% de janeiro a fevereiro deste ano, segundo dado da Votorantim Metais, divulgado ontem. Até a última semana, o nível era de 44%. Esse aumento no volume de água tem favorecido o retorno das atividades de lazer no local. Antes desse aumento, em algumas partes da Itupararanga, a existência de pedras e bancos de areia vinha impedindo a navegação de alguns tipos de embarcações. A recuperação do manancial, desse modo, vem normalizando o fluxo de turistas aos finais de semana. 

A paisagem presente na represa de Itupararanga até o final deste ano não era vista há muito tempo e aos poucos tem desaparecido. Essa é a constatação de Viviane Rodrigues de Oliveira, diretora da Organização Não-Governamental (ONG) SOS Itupararanga. Segundo ela, no momento em que o nível da represa começou a cair, passaram a ser constantes as queixas de pescadores e moradores do entorno da Itupararanga. Agora, o movimento tem sido o contrário. "As pessoas tem vindo até nós para dizer que a represa tem se recuperado", afirma.


A vida das famílias que residem nas margens da represa não teve mudanças significativas, ela diz. Já o volume de pessoas que se dirigem ao lugar para lazer sofreu por conta da estiagem. "Não dava para colocar o barco na água ou o jet ski", comenta Viviane. O maior problema para as atividades de navegação foram o surgimento de bancos de areia e pedras, que passaram a ser vistos assim que o volume da represa baixou.

Por conta dessa situação, alguns tipos de embarcações estavam impedidas de navegar pela Itupararanga. Segundo Adriano Marchetti, gerente da São Francisco Sailing Club, barcos médios corriam o risco de bater nas pedras que começaram a surgir no local. "Nós ficamos no final de um braço da represa e até dois meses atrás formou uma barreira quase de ponta a ponta e só dava para passar no meio", revela.

O problema, contudo, foi amenizado no decorrer das últimas semanas. "Toda a semana, a gente está tendo que subir o pier porque a água está subindo", conta Marchetti. Graças ao aumento do nível de água, o fluxo de turistas na margem da Itupararanga vem se normalizando, ele afirma. O movimento agora está voltando ao que era meses atrás. Porém, comenta o gerente, a visita de moradores de Sorocaba e cidades vizinhas caiu.

Ainda que o aumento do nível da represa tenha ocorrido, a situação é de alerta. Isso ocorre, segundo o diretor do São Francisco Sailing Club, José Franco Moraes Neto, porque o volume de água de Itupararanga ainda é inferior ao verificado 12 meses atrás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim