quinta-feira, 5 de março de 2015

Falta de coleta de lixo preocupa moradores

Jornal Cruzeiro do Sul

Lixo acumulado no canteiro central localizado entre as avenidas Otávio Augusto Rangel e João Laureano - ERICK PINHEIRO


Moradores dos bairros Rio Acima, Vila Garcia e Jardim Toledo, em Votorantim, reclamaram da falta de coleta do lixo depositado em frente às casas e nos canteiros centrais das ruas e avenidas, que ainda não foi recolhido pela Prefeitura, por meio de uma campanha. Algumas pessoas dizem que os materiais foram descartados há aproximadamente uma semana e temem que a grande quantidade de entulhos, pneus, garrafas, entre outros itens inservíveis, se torne criadouro do mosquito da dengue. A ação nestes bairros estava programada para ocorrer entre a última segunda e terça-feira, mas segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a grande quantidade de materiais jogados fez com que a agenda inicial atrasasse e o trabalho fosse prejudicado. A Prefeitura alega ainda que possui apenas 10 caminhões para realizar o serviço em todo o município, mas reforça que o trabalho continuará - sem previsão final - até que a cidade seja completamente atendida.

No canteiro central localizado entre as avenidas Otávio Augusto Rangel e João Laureano, a situação do lixo era visivelmente uma das piores entre os bairros percorridos pelo Cruzeiro do Sul na tarde desta quinta-feira. Lá, entre outras coisas, estavam descartados pedaços de madeira, móveis e entulhos, que ocupavam todo o espaço antes reservado somente para a grama. Segundo o dono de um lava-rápido situado em frente ao local, muitas pessoas, inclusive, vêm de carro até o trecho para depositar materiais inservíveis. Luis Gustavo de Souza, 23, diz ter visto alguns baldes de tinta jogados na área. "E se der uma chuva, o bicho vai pegar", lamenta, fazendo alusão ao mosquito da dengue. Com ele, estava a microempreendedora Caroline Rodrigues, que reside na Vila Garcia. "Lá está ainda pior, na rua Carmelina Garcia é um descaso total", reclama.

O operador de máquina Anderson Clodovil, 31, passava pelo trecho com o filho Gabriel, 5, e criticava a ausência de coleta. Morador do Jardim Toledo, conta que em sua rua, a Achilles Toledo, grande parte das pessoas contraiu dengue nos últimos dias. Ele, porém, afirma estar tomando todos os cuidados necessários, principalmente com o garoto. "Passo repelente todos os dias nele, mas não depende só da gente, muitas vezes o povo não se cuida e não faz sua parte", diz. Em Votorantim, foram registrados 328 casos da doença entre 1º de janeiro e 2 de março deste ano.


Já o balconista Josué Aparecido Fernandes explica que em sua residência, na avenida João Laureano, procura colocar terra ou areia nos vasos de flores, como tentativa de evitar a proliferação das larvas do Aedes aegypti. Ele comenta que encontrou garrafas pets no canteiro central em que grande quantidade de materiais está depositada. "Mas sorte que passou um catador de recicláveis e levou. Até agradeci ele por isso", conta.

A Prefeitura de Votorantim solicita que os cidadãos não joguem materiais em terrenos. A coleta do lixo será realizada das 7h às 17h, de segunda a sábado. (Esdras Felipe Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim