quarta-feira, 4 de março de 2015

DENGUE NA REGIÃO

Notícia publicada na edição de 04/03/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A Giuliano Bonamim

Iperó tem um caso a cada 39 habitantes

Em Salto de Pirapora, a situação também não é nada boa. São 568 pessoas que contraíram a doença em 2015

Iperó registrou 778 casos de dengue em 2015. Foram 563 em janeiro e 215 no mês passado. O número total corresponde a uma ocorrência a cada grupo de 39 moradores da cidade. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o município possui 30.835 habitantes. A Secretaria da Saúde de Iperó confirmou 230 diagnósticos por meio da realização de exames. O restante dos pacientes teve a doença detectada nas unidades de atendimento médico em decorrência dos sintomas da dengue. Um dos pontos mais críticos é o bairro George Oeterer, distante aproximadamente dez quilômetros de Sorocaba. Até o início de fevereiro, a região concentrava todos os casos da doença. Na ocasião, eram 150.

A situação em Iperó fica ainda mais preocupante se comparada ao ano passado. Nos dois primeiros meses de 2014, a cidade teve somente quatro casos confirmados da doença. Para tentar evitar a proliferação da doença, a Prefeitura informou que tem feito nebulizações, bloqueios e limpeza de caixas d"água. Uma sala de hidratação dos pacientes foi montada no posto de saúde em George Oeterer para evitar o deslocamento dos doentes à unidade de Pronto Atendimento.

Em Salto de Pirapora, a situação também não é nada boa. São 568 casos confirmados em 2015, o equivalente a uma pessoa contaminada em um grupo de 73 habitantes. Na cidade de Votorantim, os casos confirmados de dengue aumentaram 56,9% no período de uma semana. Agora são 328 diagnósticos positivos entre 1º de janeiro e 2 de março de 2015. No penúltimo boletim divulgado pela vigilância epidemiológica do município, com números referentes até 23 de fevereiro, a quantidade de doentes era de 209.

O atual cenário é bem diferente em comparação ao ano anterior. Nos dois primeiros meses de 2014, Votorantim teve somente um caso confirmado de dengue. A ocorrência foi registrada em janeiro e detectada como importada - segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac, vinculado ao governo do estado de São Paulo.



Votorantim



Para dar conta da demanda de pacientes, a estrutura e o atendimento dedicados aos casos suspeitos de dengue foram ampliados em Votorantim. Segundo a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, a porta de entrada dos doentes é sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro. "Todas as 13 unidades estão preparadas, equipadas e com profissionais suficientes e capacitados para acolhimento, atendimento e tratamento", diz. Apenas os indivíduos com casos mais graves serão encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), preparada para emergências.

Nos dois postos de saúde situados no bairro Parque Bela Vista, dez estudantes de enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso) passaram a atuar no acolhimento dos casos suspeitos. Salas de ambos os prédios foram adaptadas para esse serviço. Na UPA, desde sábado, um outro espaço tem sido usado para a hidratação dos pacientes.

De acordo com Izilda, ainda são encontrados muitos criadouros abandonados em locais abertos ou mantidos nas residências. "Ainda teremos casos de dengue nos próximos meses e o cenário mais ou menos grave depende muito da ação da população nas ações de prevenção, além da assistência e das orientações que os pacientes recebem", completa.

Ontem, mais oito regiões de Votorantim foram atendidas pelo programa Cidade Limpa. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e coordenador da ação, Carlos Alberto Leite, a expectativa é que os caminhões façam um número maior de viagens.



Na região



A dengue também está presente em outras cidades da região de Sorocaba. Em São Roque já foram confirmados 30 casos em 2015, 28 a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

A Prefeitura de São Roque já fez 150 notificações para o bloqueio da doença. Funcionários da vigilância epidemiológica foram aos locais identificados para eliminar possíveis focos de transmissão da doença.

Uma página no Facebook com o título São Roque no combate à dengue tem divulgado a evolução da doença no município. No espaço também são dadas orientações sobre prevenção e eliminação dos focos do mosquito.

Em Itu, a Prefeitura já registrou 41 diagnósticos da doença - 21 autóctones e 20 importados. Desde segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde tem promovido ações educativas nas 15 UBSs, como parte da conscientização sobre prevenção à dengue. Haverá a distribuição de três kits, compostos por banner, ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti e folheto informativo sobre criadouros do mosquito e sintomas da doença.


Novo boletim em Sorocaba


Os novos números da dengue em Sorocaba serão divulgados hoje, às 16h, no Salão de Vidro do Paço Municipal. Estarão presentes o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, e a diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos. O último boletim, anunciado na quarta-feira passada, confirmou 4.040 diagnósticos positivos na cidade em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim