quinta-feira, 26 de março de 2015

Ação de recuperação ambiental na margem do Córrego Cubatão planta cerca de 170 mudas de árvores nativas

A recuperação do local, que faz parte da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Cubatão, contribui para a preservação da captação de água no lençol freático

Além da limpeza de resíduos sólidos do local, foram plantadas cerca de 170 mudas de árvores nativas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a de Serviços Públicos (Sesp), na margem do Córrego Cubatão, localizada no bairro Colinas de Santa Mônica, na manhã desta quinta-feira (26).

O local onde foi feito o plantio é uma mata ciliar que está integrada à Área de Preservação Permanente (APP) do corpo d´água, ou seja, tem a função de preservar a qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade. "A recuperação da APP contribui para a preservação do local, como na captação de água pelo lençol freático, ajudando os mananciais", explica o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite.

A proteção das matas ciliares, conforme explica o diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati, ajuda a manter os serviços ambientais como a oferta de água e de solo fértil. Além disso, funciona como um corredor de biodiversidade, onde a fauna e a flora estabelecem o trânsito genético, ou seja, as espécies se locomovem e reproduzem em distâncias maiores e com outras populações, auxiliando a evitar a extinção das espécies já ameaçadas na região.

Com esta ação de plantio no local, também é impedido que existam novas invasões de moradias irregulares na Área de Preservação Permanente, pois, conforme conta o engenheiro agrônomo da Sema, Durvalino Félix Junior, o espaço era ocupado irregularmente. "A ocupação impede o estabelecimento da biodiversidade e prejudica a recarga de água no lençol freático", elucida. Além disso, será instalada cerca no entorno da APP, evitando, também, que entulhos e demais resíduos sejam indevidamente descartados na área.

As espécies das mudas nativas plantadas na margem do Ribeirão Cubatão, segundo o chefe de parques e viveiros da Sema, Adão Antunes, foram: oiti, araçá, uvaia, pitanga, aroeira, jequitibá, entre outras.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim