sábado, 24 de janeiro de 2015

De campo extinto à Arena: há 100 anos, Verdão fazia 1º jogo da história

Por Douglas Brito, Emilio Botta e Marcus Vinícius Souza
Sorocaba,SP

Eem 24 de janeiro de 1915, cinco meses após sua fundação, o Palestra Itália jogou no modesto Campo dos Castelões, em Votorantim, e venceu o Savoia por 2 a 0



Integrantes de Palestra Itália e Savoia, há 100 anos (Foto: Acervo Histórico SE Palmeiras)




O Palmeiras vive uma nova era. Com uma arena moderna e confortável, o torcedor palmeirense vive uma grande expectativa para 2015. Mas, há exatos 100 anos, a realidade dos gramados era bem diferente para o clube. Foi no dia 24 de janeiro de 1915, cinco meses após sua fundação, que o Verdão deu seu primeiro pontapé. O Palestra Itália enfrentou o Savoia e venceu: 2 a 0. A partida foi disputada no modesto Campo dos Castelões, em Votorantim, que na época era um distrito de Sorocaba.

Daquele jogo para os dias de hoje, não só o nome do Verdão foi mudado – de Palestra Itália para Palmeiras. O transporte ferroviário entre São Paulo e Sorocaba, o time do Savoia, fundado em 1900, e o campo onde foi disputada a primeira partida palmeirense não existem mais.

O gramado onde Stilitano; Bonato e Fúlvio; Police, Bianco e Vale; Cavinatto, Américo, Alegretti, Amílcar e Ferré pisaram em campo pela primeira vez como atletas do Palestra Itália deu lugar ao asfalto da hoje chamada rua Savoia, no bairro da Chave, em Votorantim, que emancipou-se de Sorocaba, embora as cidades atualmente sejam coladas pela conurbação.

– Se o muçulmano vai à Meca pelo menos uma vez na vida, por que, então, o palmeirense não vir à rua Savoia? – convida o jornalista e historiador Gerson Júnior, que mora na rua Savoia e pesquisa sobre o clube de Votorantim.


O longo tempo sem entrar em campo mesmo após a fundação, em 26 de agosto de 1914, explica-se com a procura do Palestra por jogadores descendentes de italianos para formar sua equipe. Foram feitas peneiras e torneios internos. Mesmo antes do time ficar pronto, o clube foi ganhando torcedores da colônia pela capital paulista.


No primeiro confronto de sua história, o Verdão jogou contra uma equipe com origens parecidas. O Savoia era formado por funcionários italianos da fábrica de tecidos Votorantim. O duelo contou com reforço de alguns atletas do São Bento, equipe sorocabana que voltará a enfrentar o Palmeiras no dia 14 de fevereiro, na quinta rodada do Paulistão 2015.


O jogo

A bola rolou às 14h, após um jogo preliminar entre os quadros B das duas equipes, vencido pelos time do interior por 4 a 0. O Palestra contava com cinco jogadores emprestados do Corinthians (Fúlvio, Police, Bianco, Américo e Amílcar), que, na época, estava com quatro anos e meio de fundação.


A formação comum daquele tempo era bastante ofensiva: 2-3-5. Na mesma disposição tática, o Savoia jogou com Colbert; Dindino e Silvestrini; Gigi, Zecchi e Fredrich; Imparato, Cardoso, Ferreira II, Imparatinho e Pinho.


Destaques da história Palestra Itália, os Imparato ainda eram do Savoia. O mais famoso da família, Gino Imparato, ou Imparato III, fez história com a camisa alviverde anos mais tarde: o "Trem Blindado" marcou três vezes na histórica goleada no clássico contra o Corinthians, em 1933, que terminou 8 a 0 a favor dos palestrinos.


O gol número da história palestrina só saiu no segundo tempo daquela partida, marcado por Bianco, de pênalti. Alegretti, em cobrança de falta, completou o placar (2 a 0), dando a vitória à equipe alviverde logo em sua primeira partida.

Assista: http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/noticia/2015/01/de-campo-extinto-arena-ha-100-anos-verdao-fazia-1-jogo-da-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim