quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Parceria pode equacionar o trânsito no Trevo da Morte

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães


a foto divulgada pela prefeitura, destacam-se os desenhos dos novos contornos das rotatórias - DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA



A rotatória existente sob o viaduto da rodovia Raposo Tavares, conhecida como Trevo da Morte, próximo ao Shopping Panorâmico, deverá estar modificada até o final do primeiro semestre do ano que vem. Obras de readequação, com o fechamento da rotatória, mas com a manutenção das alças de acesso e da passagem por baixo da rodovia na ligação entre Sorocaba e Votorantim e a criação de duas novas rotatórias afastadas do trevo, estão previstas nos projetos de reestruturação daquele sistema elaborados pelas duas prefeituras, tudo com o objetivo de solucionar os problemas enfrentados todos os dias pelos usuários, como acidentes e congestionamentos, em especial, nos horários de pico. Uma parceria da Prefeitura de Sorocaba com a empresa Alavanca permitirá a intervenção pelo lado de Sorocaba. No outro lado, o prefeito de Votorantim participou ontem de uma reunião na Secretaria de Estado de Logística e Transportes para pedir ajuda do governo estadual para as obras votorantinenses.

Por meio de um projeto urbanístico desenvolvido pela construtora Alavanca, como forma de compensação de impacto pelas obras que vem realizando de um empreendimento localizado perto da rodovia, será implantada uma nova rotatória, desativando definitivamente o acesso da atual. A princípio, essas mudanças ocorrerão pelo lado de Sorocaba. A desativação do Trevo da Morte será feita em duas fases: uma rotatória adicional será implantada antes da atual e servirá para os retornos necessários de quem está na avenida Deputado Juvenal de Campos nos dois sentidos de direção; e próximo do Trevo da Morte, onde hoje existe a alça de acesso para a marginal da rodovia, no sentido interior, ela permanecerá, mas será vinculada à avenida Francisco Moron Fernandes, que foi pavimentada e urbanizada pela Alavanca. "Essa ligação ajudará também a desafogar o trânsito no trevo de entrada do Campolim", observa o empresário Elias Steffen, um dos diretores da construtora.

A empresa vai arcar com os custos do projeto e com as obras. "Estamos na fase de levantamento de custos e de cronograma. Não é para ser demorado. Haverá desapropriações para adequação do sistema viário", afirma Steffen. O secretário-chefe do Gabinete do Poder Executivo (GPE), Rodrigo Maldonado, confirma as desapropriações, mas informa que é pouca coisa: "Serão poucas desapropriações. Uma delas é a retirada de um muro e a outra é uma área. Ainda não temos os custos, mas será pouco e não deverá atrapalhar nas obras". As obras devem começar já em janeiro de 2015. Além de fazer a urbanização da avenida Francisco Moron, no Jardim Santa Fé, Steffen disse que foram doados 20 mil metros quadrados de área de parque para a prefeitura. "Estamos levando desenvolvimento para aquela região que até então estava esquecida em Sorocaba", observa o empresário. Naquela região, há um pátio de guincho e também uma madeireira que deverão permanecer no local.

Do outro lado

Em Votorantim, o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) corre atrás de parcerias com o governo estadual ou com a iniciativa privada para executar as mesmas ações na parte do Trevo da Morte de responsabilidade votorantinense. A cidade está sem dinheiro e precisa de apoio, de parcerias, para acompanhar a ação que será feita em Sorocaba. Ontem, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e o prefeito Erinaldo participaram de uma reunião com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, para discutir, entre outras coisas, a respeito do Trevo da Morte. De acordo com a parlamentar, a reunião foi positiva. O secretário gostou do projeto feito pela Prefeitura de Votorantim e afirmou que está dentro das normas e projetos realizados pela secretaria e decidiu encaminhá-lo à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

"Esse é o primeiro passo para a execução das obras. Na agência, serão calculadas todas as ações e os gastos necessários envolvidos. A partir disso, o processo passará para a parte prática de realização, o que esperamos que ocorra já no início do ano", diz a deputada, que fez considerações ao secretário sobre a importância e urgência da obra. Erinaldo referendou as argumentações da parlamentar e diz-se otimista: "Queremos que haja uma solução breve para a situação e mostramos isso ao secretário, porque a nossa população passa por riscos todo dia naquele local e também porque a obra vai nos ajudar a agir sobre os problemas do trânsito a partir dali". Nesta semana, o prefeito informou, durante o Jornal da Cruzeiro Primeira Edição, transmitido pela Cruzeiro FM 92,3, que manteve contato também com a diretoria da Alavanca, e que está em conversação, porém, nada definido.

Há duas rotatórias na avenida 31 de Março, entre o trevo e a base do Corpo de Bombeiros, que precisam ser readequadas. Uma delas permanecerá, mas isso ainda não está definido. "Preciso correr para tentar acompanhar Sorocaba, porque se não eu é que vou começar a ser cobrado", comenta Erinaldo. O prefeito também apresentou outras reivindicações, como a pavimentação de oitocentos metros da Estrada Velha do Lageado, em frente ao Sesi de Votorantim, da divisa de Sorocaba até o limite com a avenida Cláudio Pinto Nascimento. "Deverá ser feita uma pista de dez metros com acostamentos laterais e iluminação, oferecendo um novo acesso aos motoristas", diz Erinaldo. Foi apresentado, também, o maior pleito considerado por ele: as obras do anel viário que, segundo Erinaldo, já deveria ter sido publicado edital para a contratação de projetos.

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