quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Índio xavante visita escola de Votorantim

Para dar dinamismo às aulas sobre o multiculturalismo do Brasil, alunos do quarto ano A da Escola Municipal "Maria Helena de Moraes Scripillitti", no bairro Votocel, em Votorantim, receberam uma visita especial na semana que passou. Robry Umnhãte, um índio de origem Xavante que nasceu e cresceu em uma aldeia no Mato Grosso, aceitou o convite para conversar com as crianças, respondeu perguntas e até demonstrou pinturas típicas da sua tribo.

A atividade mudou a rotina da escola. O indígena explicou aos alunos que deixou sua aldeia para poder estudar pedagogia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus Sorocaba, mas pretende retornar e lecionar para as crianças de sua tribo assim que concluir o curso.

A professora Tatiane Reis explica que a visita finalizou estudos sobre o multiculturalismo no Brasil, tema previsto para o currículo do quarto ano. "Para as crianças nesta faixa etária, que têm muita energia e curiosidade, o processo de aprendizagem ganha muito com atividades que estimulam a participação, o contato e as descobertas", comentou.

As crianças aprenderam com o indígena sobre a cultura dos Xavantes, seus costumes, rituais, linguagem e muito mais. Além das informações e ensinamentos, Robry garantiu diversão à visita com brincadeiras de roda e as pinturas faciais. "Um dos tantos ensinamentos que Robry nos deixou foi a valorização dos mais velhos, por serem os donos da sabedoria, e por toda a experiência de vida que adquiriram com o tempo, devem sempre ser respeitados e muito valorizados", salientou a professora.


Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim