quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Padre do Rito Maronita vem à Votorantim, falar sobre Igrejas Orientais

Terceiro Milênio



O Monsenhor Rubens Miraglia Zani, Doutor em Direito Canônico pela Pontificia Universidade Lateranense- Roma – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano (Rito Maronita) Bauru, estará em Votorantim entre os dias 09 a 12 de Dezembro na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Rio Acima, no Horário das 19h30 ás 21h30, para um Curso de Atualização Teológica cujo tema será “As Igrejas Orientais”, sua origem, história e Teologia.

O Monsenhor Rubens vem a convite do Padre Carlos Ferreira Borges Meira, que é seu aluno no Curso de Especialização em Direito Canônico, e Pároco da Consolata.

O que são e de onde vieram as Igrejas orientais? Qual é a sua história, por que seus ritos são diferentes e qual o seu significado? E os Sacramentos que essas igrejas ministram, são válidos? Em nossa cidade temos uma Igreja Católica do Rito Greco Melquita e os próprios Católicos sempre têm suas dúvidas.

As Igrejas orientais são em número de vinte e um, e quatro grupos existem no Brasil, segundo o Rito : Maronita, Ucraniana, Melquita e Armênia. São Igrejas que estão em plena comunhão com a Igreja Católica sendo que, vinte delas, têm suas irmãs gêmeas que são as Igrejas Ortodoxas, com as quais, embora não estejam em comunhão plena com a Igreja Católica, o Diálogo Inter Religioso está bem avançado.

As inscrições estão abertas na Secretaria da Paróquia Nossa Senhora Consolata, á Praça Santa Filomena S/N – Rio Acima – Votorantim, e a taxa é de R$ 5,00 para despesas com as Apostilas. Maiores informações 15- 32 43 38 01.

Um Encontro Histórico no dia 25 de Maio


Este ano, no dia 25 de maio aconteceu em Jerusalém um encontro histórico do Papa Francisco com o Patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu, na Basílica do Santo Sepulcro. Foi um encontro ecumênico histórico, pela união entre os cristãos. O Papa e o Patriarca assinaram uma declaração comum, pedindo progresso na aproximação entre suas igrejas, quase dez séculos depois do grande cisma que as dividiu no ano de 1054.

Francisco e Bartolomeu ficaram por algum tempo ajoelhados na entrada da Basílica, onde, de acordo com a tradição cristã, Jesus foi crucificado e ressuscitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim