quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Doação da Comas - Pintor ganha nova prótese para trabalhar com segurança

Uma vida normal, com muitas tarefas e esforço diário. Assim é a rotina do pintor, pedreiro e ajudante, José Antônio Anselmo, morador da Vila Garcia, em Votorantim. Há 28 anos, ele amputou 70% da perna esquerda e usa uma prótese, mas transforma essa situação em apenas um detalhe que não lhe impede de fazer nada. Ele é um verdadeiro "faz-tudo" e agora não precisa mais ter receio de cair e se machucar. A prótese velha, desgastada e remendada, foi substituída nesta terça-feira, por uma nova e mais moderna doada pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).

Aos 49 anos, José Antônio nem pensa em diminuir o ritmo de trabalho e acredita que em alguns dias já estará adaptado ao novo equipamento. "Existe mesmo uma fase de adaptação e ele pode nos procurar para fazer ajustes e regulagens, também vamos colocar uma espuma no encaixe", explicou Rodrigo Gabriel, de 26 anos. A prótese foi adquirida pela Comas da Ortopedia Sorocaba e conta com uma peça em silicone para acoplar o equipamento ao membro preservado.

Na prótese antiga, a parte da perna de José Antônio ficava em contato direto com a resina, causando desconforto e machucados. "Também estava começando a soltar e eu estava com medo de cair quando estou trabalhando ou andando de bicicleta", diz o pintor. A prótese nova também tem uma válvula acima da articulação, dispositivo usado para soltar a parte inferior do equipamento e facilitar situações da rotina.

Antes de treinar um pouco a marcha com a prótese nova, José Antônio deu uma conferida na antiga, que estava com o pé quebrado e amarrado para não cair, além de algumas outras partes deterioradas. "Isso aqui é resultado de muito trabalho, em quatro anos de uso, mas não vou jogar fora, não", revelou. Como costuma fazer alguns trabalhos em locais molhados, como poços, José Antônio vai preferir usar a prótese velha para não correr o risco de estragar a nova. Diante da informação, Gilmar Pedro Gabriel, de 52 anos, também da Ortopedia Sorocaba, se comprometeu a dar uma ajuda com alguns ajustes na prótese antiga também.


--
Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim