quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aulas de Metrologia começam nesta quinta-feira_Carreta já está na cidade

As aulas acontecem em uma unidade móvel do programa Via Rápida Emprego.

A carreta já chegou à cidade e está no estacionamento do Teatro Municipal. Neste ano, a Prefeitura viabilizou quatro cursos do Via Rápida em parceria com o Estado.



Conforme a Prefeitura de Votorantim tem divulgado desde o primeiro semestre, o curso de Metrologia Básica, do programa Via Rápida Emprego chega a cidade. As aulas começam nesta quinta-feira (27), com três turmas que já foram montadas ao longo do ano durante as inscrições diretamente no site do programa estadual. Além dos sessenta alunos já contemplados, há uma lista de dez suplentes para o caso de alguma desistência. Não há mais como se inscrever para estas turmas, diferente do que vem sendo informado de maneira não oficial na cidade.

O curso de Metrologia faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Votorantim, por meio de gestões da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci), com o Governo do Estado, mais especificamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). "Por meio desta parceria, desde o ano passado tivemos a confirmação de quatro cursos doVia Rápida para Votorantim. O de Metrologia faz parte deste conjunto, porém, continuamos trabalhando para mais cursos voltados à formação e qualificação profissional destinados ao cidadão que busca essa oportunidade", comenta a titular da Cidadania, Ana Criguer.

O curso de Metrologia capacita o profissional para atuar na indústria metal-mecânica em funções que exijam correta utilização de instrumentos de medição como escalas, paquímetros e micrômetros. As aulas acontecem na unidade móvel do programa Via Rápida Emprego, totalmente equipada para as aulas teóricas e práticas em 60 metros quadrados totalmente planejados para atender até 20 alunos por turma em três turnos diferentes. A carreta já chegou a Votorantim e está instalada no estacionamento do Teatro Municipal "Francisco Beranger".

A secretária da Cidadania explica que dentre os quatro cursos conseguidos com o programa Via Rápida, o de Metrologia é diferenciado justamente por contar com a unidade móvel. "Demanda um local de fácil acesso aos alunos e capaz de oferecer a estrutura necessária. Indicamos o espaço e recebemos no mês de maio uma equipe técnica do programa para vistoriar essas condições", destaca Ana Criguer. Aprovado o local, inicialmente o início das aulas foi previsto para junho, porém, devido a modificações na agenda do programa estadual e a logística de deslocamento da carreta por diferentes regiões do Estado, as aulas em Votorantim foram reprogramadas para a segunda quinzena de novembro.

A divulgação oficial desta data foi feita pela Prefeitura no dia 02 de outubro, quando ainda havia algumas vagas disponíveis. As inscrições foram divulgadas várias vezes este ano, em abril, maio, junho, julho e, a última notícia, no dia 02 de outubro. Dentre todos os interessados que se inscreveram ao longo do ano, foram selecionados pela equipe técnica do programa vinte alunos para cada turma. As aulas acontecerão nos períodos da manhã, da tarde e da noite.

Quarto curso do Via Rápida chega em dezembro

O programa Via Rápida Emprego oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais com o objetivo de capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. "Foram essas demandas que nortearam a destinação dos quatro cursos para Votorantim este ano", frisa a secretária da Cidadania.

Além do curso de Metrologia, Votorantim foi contemplada com os cursos de Rotina de Escritório, iniciado em abril, Cozinheiro Geral, com aulas a partir de junho e Serviços de Almoxarifado e Reposição de Mercadorias, cuja aula inaugural está marcada para 10 de dezembro e a programação prossegue no mês de janeiro. Já estão encerradas as inscrições para este curso.

A secretária da Cidadania, Ana Criguer, acentua que a parceria com o Programa Via Rápida é mais uma ação que visa à oportunidade de formação e capacitação para quem precisa ampliar o currículo, buscar emprego ou melhorar sua colocação. "Os cursos são de alta qualidade e uma opção muito interessante de capacitação já que são selecionados observando as demandas de qualificação no mercado de trabalho". Além das aulas, os alunos selecionados recebem benefício de R$ 460,00 correspondente à bolsa de estudos e auxílios para deslocamento e alimentação.



Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim