sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vacinação contra paralisia e sarampo começa no dia 08 (próximo sábado)


Sarampo e Pólio

 

Votorantim abrirá todas as UBSs no

 próximo sábado (dia 8) para vacinar crianças



A vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo para crianças menores de cinco anos começa no segundo sábado de novembro, dia 08, em todo o Brasil. Em Votorantim, a Secretaria da Saúde já está se preparando para abrir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta data e, assim, facilitar o acesso dos pais e responsáveis que devem estar atentos ao dever de zelar pela saúde das crianças.

As unidades serão abertas das 8h às 17h e é preciso levar a carteira de vacinação. No dia 22 de novembro, chamado de Dia D da imunização, todas as treze UBSs de Votorantim serão abertas novamente. A dose contra a paralisia é indicada para crianças com mais de seis meses e a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, é para maiores de um ano. Em ambos os casos o limite da faixa etária vai até os cinco anos incompletos, ou seja, devem ser vacinadas as crianças menores de cinco anos, até quatro anos, onze meses e 29 dias.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes informa que toda equipe da Vigilância Epidemiológica já está trabalhando nos preparativos da campanha e a chegada das doses deve ocorrer no início da próxima semana. Todas as unidades também receberão as informações, materiais e as vacinas para conduzir a campanha seguindo todos os cronogramas e indicações do Ministério da Saúde.

A diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira acrescenta que as estratégias de imunização são elaboradas sempre para prevenir e conter o avanço de doenças. No caso da paralisia infantil, por exemplo, o último caso no Brasil foi registrado em 1990, segundo o Ministério da Saúde, mas vários países continuam registrando casos de contaminação e é preciso manter altos índices de imunização para proteger o Brasil de uma reintrodução da doença. "Para isso, é preciso ter uma ampla cobertura e os pais devem fazer a parte deles protegendo não apenas os próprios filhos, mas contribuindo com a coletividade", frisou Kátia.

Já o Sarampo não tem casos de contágio autóctone no Brasil desde 2000, mas os casos importados apontam que não se pode descuidar da prevenção. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim