sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Samu-192 treina profissionais de saúde sobre imobilizações

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de Votorantim deu início esta semana a um ciclo de treinamento e atualização sobre imobilizações em atendimentos de urgência e emergência para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. A proposta é esclarecer dúvidas, disseminar os protocolos de atendimento e ampliar o preparo dos profissionais para a avaliação de pacientes e os primeiros cuidados até a chegada da equipe do Samu-192.

"Para um paciente em situação de emergência, o tempo é fundamental para evitar sequelas e até para manter a vida. Com as equipes das unidades cientes dos protocolos e preparadas para a imobilização, mais rápido pode ser o atendimento realizado pelo Samu e a transferência", comentou a enfermeira coordenadora do Samu-192, Patrícia Dias Garrido. Outro fator considerado é o maior conforto e segurança do paciente.

Já foram visitadas a Unidade de Saúde do Parque Bela Vista, o Ambulatório da Mulher e da Criança e nesta sexta-feira (24) foi a vez da equipe da UBS Barra Funda. No treinamento, além de informações sobre a padronização de condutas do Samu-192 ao receber, regular e chegar às ocorrências, foram repassados conhecimentos práticos. Talas, ataduras e outros materiais utilizados nesses procedimentos também estão sendo disponibilizados nas unidades de saúde para que os profissionais possam dar início aos atendimentos até a chegada do Samu-192.

Existem algumas imobilizações mais comuns como a da coluna cervical, utilizada em várias situações, especialmente quando o paciente teve uma queda. "É preciso imobilizar para evitar que qualquer movimento possa aumentar ou causar lesões e sequelas", comentou Patrícia. Talas metálicas, que se moldam ao corpo e protegem locais machucados ou fraturados também foram demonstradas e o mesmo aconteceu com as bandagens usadas para imobilizar, amarrar e pressionar os locais machucados. "Muitos aprenderam a fazer o curativo e a imobilização com faixas, mas a bandagem é o material mais indicado atualmente porque pode ser usada para vários tipos de atendimento, dependendo da dobra e da maneira de amarrar, e é mais fácil de manusear porque não é enrolada na pessoa, é amarrada", explicou Patrícia.

No treinamento, os funcionários da rede municipal aprendem a dobrar as bandagens e como utilizá-las em casos de fraturas e outros tipos de ferimentos. Em formato triangular, a bandagem pode ser usada para sustentar um membro lesionado, para compressão de um local que está sangrando ou para prender as talas, por exemplo. As formas de uso das bandagens e os tipos de nó variam bastante e elas também podem ser emendadas, dando mais possibilidades de uso.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim