terça-feira, 21 de outubro de 2014

Escolas entregam 36 garrafas cheias de lacres


Doação vai ajudar a Comas a receber mais duas cadeiras de rodas.


A Campanha Lacre Legal acaba de completar o material para trocar por mais duas cadeiras de rodas e vai somar doze equipamentos conseguidos desde o início da mobilização, em junho do ano passado. Nos últimos dez dias, faltavam menos de vinte garrafas para completar a cota necessária para duas cadeiras e um pedido foi feito através de uma rede social. O retorno foi rápido e mais de cinquenta garrafas foram arrecadadas em uma semana. As doações foram feitas por munícipes e por duas escolas da rede municipal de Votorantim que encheram o total de 36 garrafas em gincanas com os alunos.

São necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres de alumínio para conseguir uma cadeira de rodas. A troca é feita com o intermédio da concessionária do grupo CCR-Viaoeste, na campanha Lacre Solidário. As cadeiras de rodas vão para um banco de empréstimo de equipamentos mantido pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e ajudam pessoas com dificuldade de locomoção que não têm condições de comprar uma cadeira.

Na Escola Municipal "Helena Pereira de Moraes", no centro, a arrecadação dos lacres foi incorporada às rotinas e atividades relacionadas ao programa "Escola Sustentável", feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Conforme explicou a coordenadora Mariane Rodrigues Bettuz a comunidade escolar está envolvida em várias ações relacionadas à destinação adequada de resíduos, evitando que material reciclável seja descartado com o lixo. "Sabendo dos motivos da campanha Lacre Legal, houve grande participação dos alunos, que trouxeram lacres de suas casas, de festas que foram e até do local de trabalho dos familiares", comentou.

Na Escola Municipal "Maria Helena de Moraes Scripillitti", da Vila Votocel, uma gincana interclasses está movimentando os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A arrecadação ainda não terminou mas, sabendo que a Comas estava precisando dos lacres para completar a cota para mais cadeiras, o coordenador Paulo Victor Cassiano antecipou a entrega para poder colaborar. Miguel Broedel, de 5 anos, conseguiu encher uma garrafa com os lacres arrecadados na própria família e convenceu o amiguinho Miguel da Silva de Moura a também participar. 'Agora eu também vou ajudar", garantiu Miguel Moura.

Mais colaboradores

Na última semana o carteiro aposentado Antônio Fernando Pavia e o neto Gabriel Augusto Pavia, de 6 anos, moradores do Jardim Archila, estiveram pessoalmente na Comas para entregar sete garrafas cheias de lacres e já avisaram que vão continuar ajudando. Eles foram ao ferro velho do bairro e pediram para recolher os lacres.

A jornalista Fabiana Blaseck Sorrilha, de Sorocaba entregou pessoalmente uma doação e comentou o empenho das famílias Garcia Mesquita e Blaseck Sorrilha para ajudar a campanha Lacre Legal. Quem também enviou para a Comas mais duas garrafas cheias foi o vereador Bruno Martins que colocou o gabinete na Câmara à disposição para a entrega de mais lacres.

Todas as notícias da campanha Lacre Legal e outras ações desenvolvidas pela Comas podem ser acompanhadas pela página comissão no Facebook. Basta curtir a página e acompanhar as postagens para saber como participar e o resultado das campanhas. A página "Comas Votorantim" também divulga as fotos dos colaboradores. Quem tiver lacres para entregar pode procurar diretamente a sede da Comas, na avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51, próximo ao Aquário Cultura. O telefone para outras informações é o 3353-8662 e o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim