sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Coletivo Cê apresenta espetáculo Cunhãntã nesse final de semana no Bairro da Chave em Votorantim

 
O Coletivo Cê apresenta o espetáculo "Cunhãntã", nesse sábado e domingo, às 19h, no Bairro da Chave, em Votorantim. As apresentações fazem parte do Projeto "Cunhã-Antã - Desdobramentos de investigação e valorização acerca da memória das operárias Votorantinenses", realizado com o apoio do ProAC, da Secretaria de Cultura de Votorantim e da Cooperativa Paulista de Teatro.

O espetáculo é um desdobramento da pesquisa iniciada no Projeto "Botu-ra-ti: resgatando a memória e a cultura do povo Votorantinense", que resultou na realização de temporada do espetáculo "Desmedida" em 2013, também com o apoio do ProAC. A proposta dessa nova criação nasceu do anseio dos artistas em se debruçarem sobre a presença feminina no processo de formação da vila operária e na pesquisa de linguagem desenvolvida pelo Coletivo Cê.

Na cena, as marcas pessoais das atrizes se enredam às de outras mulheres, tanto das operárias Votorantinenses, como das personagens de Patrícia Galvão em seu romance "Parque Industrial". Figuras femininas se trançam como fios e criam, em rede, um território de individualidades díspares, similares, complementares, sinônimas, antônimas, por onde as atrizes têm autonomia para escolher transitar. O objetivo é se deixar atravessar a cada apresentação e dar voz àquilo que for mais urgente.

"Enquanto buscávamos compreender as relações de trabalho das operárias moradoras do Bairro da Chave, no contexto do sistema industrial, voltamos nossos olhos para a sala de ensaio e percebemos que era este o chão da nossa fábrica. Duas atrizes exercendo seu ofício. Entendemos que ali residia todos os ecos da questão levantada no processo Cunhãntã, pelo menos os que mais profundamente nos atravessam, e que era este o mais honesto ponto de partida para a criação da nossa dramaturgia e do processo cênico", explica o diretor Hércules Soares.

O espetáculo tem a duração de 1 hora e acontece no Espaço Cê, localizado na Rua Orélio Verlangieri, nº 3, no Bairro da Chave, em Votorantim/SP (próximo à Cachoeira da Chave). A temporada de apresentações ocorre aos sábados e domingos de 13 de setembro a 2 de novembro, às 19h. Entrada: Pague quanto puder*. Cada apresentação tem a disponibilidade de 40 lugares, portanto é importante chegar com 1 hora de antecedência para retirar o ingresso.

Mais informações pelo site www.coletivoce.com ou pelo email coletivoce@gmail.com.

 

* "Pague Quanto Puder" é um formato em que o público é convidado a refletir e mensurar o valor da arte. Uma liberdade de escolha e um senso de responsabilidade pelos bens culturais, pela valorização e sobrevivência do que é produzido artisticamente.

 

COLETIVO CÊ

 

O Coletivo Cê existe desde 2009 e, há cerca de três anos, é sediado no Bairro da Chave, em Votorantim, município do interior paulista, e integrado por artistas de diversas áreas, cujo encontro se deu pelo desejo inicial de pesquisar as linguagens do teatro e da performance. Da experiência com a rua, o coletivo chegou ao tema de sua pesquisa no teatro: o patrimônio imaterial e o teatro em relação com o espaço público materializada por meio dos projetos "Desterro – Investigação e Preservação da Memória", contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (LINC), em 2009, e pelo ProAC em 2011, "Botu-ra-ti – Resgatando a Memória e a Cultura do Povo Votorantinense", contemplado pelo ProAC em 2012, e "Cunhã-Antã - Desdobramentos de investigação e valorização acerca da memória das operárias votorantinenses". Em abril desse ano, o coletivo foi contemplado pelo Prêmio CPT 2013 com o espetáculo "Desmedida" na categoria "Trabalho apresentado no interior e litoral paulista: em sala convencional, rua ou espaço não convencional".

 

SINOPSE

Duas atrizes se preparam para entrar em operação. Duas trabalhadoras. Antes de qualquer coisa, precisam de um ritual para iniciarem mais um dia de trabalho. O público espectador aguarda a aparição dos corpos. Em cena, as marcas das atrizes se enredam às de outras mulheres. Figuras femininas se trançam como fios e criam, em rede, um território de individualidades díspares, similares, complementares, sinônimas, antônimas, por onde as atrizes têm autonomia para escolher transitar. O objetivo é se deixar atravessar, a cada apresentação, e dar voz àquilo que for mais urgente.

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção: Hércules Soares

Direção de produção e administrativa: Andressa Machado

Orientação dramatúrgica: Bruno Lottelli

Dramaturgia: Coletivo Cê

Preparação corporal: Melany Kern

Preparação de elenco: Júlio Mello

Fotografia e Assessoria de Imprensa: Tatiana Plens

Design Gráfico: Daniel Bruson

Atrizes-Criadoras: Daiana de Moura e Mariana Rossi
R Orélio Verlangieri, 03
Chave -  Votorantim/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim